Até o mês de agosto, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza 14 oficinas presenciais para promover o Programa de Regularização Ambiental (PRA) em Minas Gerais. O objetivo é mobilizar a sociedade para a promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais nas diversas regiões do estado. Os encontros terminam no dia 11/8, em Montes Claros.
A oficina PRA Produzir Sustentável é voltada para integrar, engajar e instrumentalizar os agentes da assistência técnica e extensão rural; parceiros de prefeituras; instituições de ensino; pesquisa, extensão e consultores. A expectativa é de que, nesses quatro meses de ação, os participantes possam disseminar o conhecimento adquirido.
Os encontros são feitos com a expertise dos técnicos do IEF e têm como temáticas a visão integrada da paisagem e adequação ambiental e produtiva dos imóveis rurais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR): inscrição e análise, e o passo a passo para a adesão ao PRA.
“As oficinas são oportunidades de construção de capacidades e habilidades em torno da conservação e recuperação dos recursos naturais e da promoção do desenvolvimento rural sustentável, mobilizando os atores locais para disseminação dos benefícios do PRA para os territórios”, comenta a analista ambiental do IEF, Janaína Mendonça.
Segundo ela, nas oficinas também são apresentadas as oportunidades para a recuperação das áreas com metodologias produtivas, como os sistemas agroflorestais, que podem trazer renda aos agricultores familiares. A expectativa do IEF é, ao realizar essa conscientização, dar a oportunidade de a sociedade colher os benefícios da conservação e da recuperação dos recursos naturais como: proteção da biodiversidade, segurança hídrica e alimentar, proteção ao clima, geração de renda sustentável e melhoria da qualidade de vida.
Sobre o PRA
O PRA se refere à regularização dos passivos ambientais de um imóvel rural em Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Área de Uso Restrito (AUR), onde a degradação tenha ocorrido até 2008. É atualmente um dos maiores programas de recuperação ambiental em operação no mundo e está previsto para ocorrer em todo o território nacional.
Minas Gerais tem cerca de 1 milhão de imóveis rurais registrados em sua base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 93% deles são propriedades em regime familiar (de até quatro módulos fiscais) e, destes, 60% já se manifestaram pela intenção de adesão ao PRA. Estas propriedades ocupam 40% da área do estado. O foco é fazer a recuperação ambiental e produtiva das propriedades e posses rurais, tanto as grandes quanto as pequenas.
Calendário
A próxima oficina PRA Sustentável ocorre no dia 24/5, na cidade de Lagoa Santa. As oficinas já foram realizadas nas cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Taquaraçu de Minas. Confira aqui a programação.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)