Oficina sobre acessibilidade conta com participação do TJMG - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Oficina sobre acessibilidade conta com participação do TJMG

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da servidora Luciana Alves Drumond Almeida, integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Corte mineira, participou das Oficinas de Design para a criação da Política de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Judiciário, promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 24 e 25 de fevereiro.

O evento reuniu pessoas com deficiência e especialistas em acessibilidade de todo o país, com o objetivo de colaborar de forma participativa na elaboração de uma política nacional de inclusão no sistema judiciário. A participação do TJMG na atividade reforça o compromisso da instituição com a inclusão e o fortalecimento de iniciativas que promovam um Judiciário mais acessível.

Ao participar das oficinas, Luciana Almeida teve oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de estratégias que visam melhorar a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente judicial. “Participar das oficinas desenvolvidas pelo CNJ sobre as políticas no Judiciário, voltadas para o público interno e externo, foi um marco em minha trajetória, tanto como pessoa com deficiência, integrante da Comissão de Acessibilidade, quanto como pesquisadora do tema”, observou.

De acordo com a servidora, “estar entre colegas que vivenciam a mesma realidade e perceber que estamos sendo ouvidos reforça o lema da luta pelos direitos das pessoas com deficiência: ‘Nada sobre nós sem nós’. A minuta será submetida à consulta pública em abril, e nossa expectativa é que mais contribuições sejam consideradas, garantindo o caráter democrático dessa construção tão essencial para a verdadeira inclusão”, declara. (TJMG)