Oficina celebra 3º ano do PAT Espinhaço Mineiro e avalia ações para a conservação de espécies - Rede Gazeta de Comunicação
Oficina celebra 3º ano do PAT Espinhaço Mineiro e avalia ações para a conservação de espécies

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Núcleo Operacional do Projeto Pró-Espécies, realizou uma oficina on-line para celebrar e avaliar os três anos do Plano de Ação Territorial (PAT) do Espinhaço Mineiro. O PAT é um instrumento de conservação de espécies ameaçadas de extinção para um contexto territorial específico, que considera a diversidade, as necessidades e as oportunidades do território, por meio do envolvimento e mobilização de uma rede de atores locais dos diversos setores. A monitoria acontece anualmente para verificar o andamento das ações previstas no plano.

Além do IEF, participaram da agenda instituições que compõem o grupo de assessoramento técnico do PAT, articuladores e colaboradores das ações do plano. Ao final da monitoria, foi gerado um painel onde o status de cada uma das ações pôde ser verificado.

Das 50 ações previstas, 4% foram concluídas, 64% estão em andamento conforme previsto, 14% em andamento com necessidade de reavaliação e 16% ainda não tiveram suas atividades iniciadas ou foram paralisadas. Uma única ação não foi avaliada, pois tem previsão de início para depois do período monitorado.

Foi pactuada a inclusão de uma nova ação, como desdobramento de uma das atividades em execução, que ficará sob responsabilidade do IEF. Além disso, uma ação foi excluída e uma agrupada a outra em execução.

Lançamento de vídeo

A ocasião também marcou o lançamento de um vídeo que detalha as ações desenvolvidas no projeto. “Aproveitamos para fazer o lançamento do vídeo institucional do PAT, que mostra as ações que já estão acontecendo e será importantíssimo para divulgar o projeto”, diz a analista ambiental do IEF e coordenadora do PAT, Gabriela Brito.

PAT Espinhaço

O PAT faz parte do Projeto Pró-Espécies: Estratégia Nacional para conservação de espécies ameaçadas de extinção, e tem um olhar especial para aquelas espécies que estão em alto risco, classificadas como Criticamente em Perigo (CR) e que ainda não foram contempladas em um instrumento de proteção.

Foram consideradas alvo, 24 espécies em perigo crítico, sendo 19 espécies da flora, 3 de peixes e 2 de invertebrados cavernícolas. Contudo, os efeitos positivos do PAT também serão refletidos em pelo menos outras 1787 espécies ameaçadas, consideradas beneficiadas. As ameaças que atingem as espécies são diversas, como a caça, a monocultura, o extrativismo, a mineração, a produção de energia, o turismo desordenado, o uso inadequado do fogo e a expansão urbana.

O plano é coordenado pelo IEF e foi instituído pela Portaria IEF nº 141/20, tendo validade até 2025. Na sua construção, ao longo de 2020, foram engajados diversos atores estratégicos da sociedade civil, setor produtivo, órgãos públicos e pesquisadores.

Para o acompanhamento da implementação do PAT, o IEF conta com o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), composto também por instituições dos diversos setores, e que visa monitorar o alcance dos objetivos do plano.

Projeto Pró-Espécies

O PAT Espinhaço Mineiro faz parte dos planos para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, atuando dentro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção Todos contra a Extinção, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas. (Luiz Fernando Motta – Sisema)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: