Odontólogos pedem inclusão na vacinação prioritária contra a Covid-19 em Moc - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Odontólogos pedem inclusão na vacinação prioritária contra a Covid-19 em Moc

O presidente estadual do Conselho Regional de Odontologia em Minas Gerais, Raphael Castro Mota pediu ao presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues e ao vereador Valdecy Fagundes o apoio para que toda classe odontológica seja incluída no plano municipal de imunização contra a Covid-19. Ele alega que o grupo prioritário de vacinação incluiu os dentistas que atuam na rede pública de saúde, mas os demais, que atendem em clínicas e consultórios particulares, ainda não foram imunizados. “Isso nos preocupa muito, porque o dentista tem maior potencial de contágio do coronavírus”, alerta.

O presidente explica que o contingente a ser vacinado são cerca de 1800 profissionais, entre dentistas, técnicos em higiene dental (THD) e auxiliares de consultório. “Estamos alinhando um mapeamento dos profissionais que já foram vacinados e os profissionais da linha frente que ainda faltam vacinar, para traçarmos uma estratégia de planejamento de imunização, junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Inclusive, queremos colocar a estrutura do Conselho à disposição da Secretaria, para que, se for o caso, possa realizar a imunização desses profissionais em nossa sede”, completa Raphael Mota.

Ao final da reunião, os vereadores sugeriram que o CRO encaminhe uma proposta à Câmara Municipal, formalizando a solicitação. “Junto com esta proposta, enviaremos um requerimento ao Executivo municipal solicitando a inclusão da classe odontológica no grupo prioritário de vacinação”, afiançou o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues. O vereador Valdecy Fagundes destacou que a vacinação dos dentistas deve ser tratada como prioridade. “O município avançou na imunização das pessoas incluídas no primeiro grupo prioritário e é importante que os dentistas e auxiliares sejam incluídos no próximo lote de vacinas, garantindo mais segurança no trabalho desses profissionais que estão tão vulneráveis ao contágio.

Também participaram da reunião, representando o CRO, Raimundo Nonato (delegado), Thiago César Lima e Maurício Alves Andrade (Câmara de Ética), e Walter Antônio Ferreira (subdelegado); Guilherme Gonçalves, coordenador de Saúde Bucal, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros; e Fernando Silveira, representando os profissionais da rede odontológica privada. (GA)