Obesidade entre adolescentes, problema de saúde pública - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Obesidade entre adolescentes, problema de saúde pública

JOYCE ALMEIDA

A obesidade é um problema grave de saúde pública e atinge inúmeras pessoas no mundo todo. É uma doença crônica, que não para de crescer entre as pessoas, preocupando muito os especialistas, sobretudo, por estar ainda mais comum entre os adolescentes. Essa condição é ocasionada principalmente pela má alimentação e falta da prática de exercícios físicos, que contribuem para atrasar o metabolismo, levando a não ter uma qualidade de vida adequada.

Segundo pesquisas da Universidade de São Paulo, os jovens que comem alimentos ultra processados constantemente possuem 45% de chance maior de desenvolver o excesso de peso. Esse assunto, no entanto, ainda é dificilmente debatido entre os jovens e suas famílias, pois muitos jovens não conseguem admitir que possuem obesidade e nem recorrem à ajuda profissional.

Consequentemente, muitos problemas são provocados justamente pelo acúmulo de gordura no organismo, como a hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio, acúmulo de gordura no fígado, acidente vascular cerebral, aumento do colesterol e triglicérides, apneia do sono, além de levar à alguns tipos de câncer.

É importante à procura de um especialista para prevenção e tratamento da obesidade, como nutricionistas e profissionais de educação física, que vão recomendar a adoção de hábitos alimentares saudáveis, como o corte do consumo de alimentos industrializados e a troca por verduras e frutas naturais; praticar atividades físicas regularmente; também é importante orientar e acompanhar a saúde das crianças para prevenir doenças como essa, evitando a ingestão de processados e pobres em gorduras e açúcares. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)