O que esperar da chegada do Outono - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

O que esperar da chegada do Outono

ÉLID NORONHA

Entre os dias 20 e 21 de março, finaliza o ciclo de verão e inicia-se o outono no hemisfério sul. O verão de 2024, no Norte de Minas, foi marcado por altas temperaturas, apresentando calor elevado. No entanto, houve também a presença de fortes chuvas na região. Para aqueles que não são muito entusiastas de altas temperaturas, o final do verão representa um grande alívio, já para aqueles que preferem o clima mais quente, representa lamentações. A estudante Gabriela, de 21 anos, é uma das pessoas que apresenta paixão pelo calor. “Confesso que já estou lamentando antecipadamente, o verão é a minha estação favorita, poder viajar, ir à piscina, praia, rios e cachoeiras, tudo isso me faz muita falta em época de frio”, afirmou a estudante.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o outono representa uma transição mediadora ente o clima quente e úmido do verão e o clima seco e frio intenso do Inverno, além disso as chuvas são mais escassas neste período.

No ano de 2024, pesquisas meteorológicas afirmam que o outono será caracterizado pela influência do El Niño, resultando em chuvas abaixo da média para grande parte do país. Este é o mesmo fenômeno que tem causado calor elevado nos últimos meses. Contudo, é válido destacar que a atuação do El Niño não o único influenciador do clima no Brasil, outros fatores devem ser levados em consideração. Com isso, surge a preocupação dos agricultores com relação a suas plantações. “A previsão de chuva acima da média em áreas como Minas Gerais, irá favorecer a manutenção do armazenamento hídrico no solo, beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra”, afirma o Inmet, em nota de prognóstico.

Além disso, será possível observar inicialmente em Minas Gerais ocorrências típicas do outono, como nevoeiros, friagens e geadas.

Quanto a moda, por ser uma estação de temperaturas mais amenas, é o outono possibilita diversas combinações que vão de ousadas a românticas entre peças, como incluir uma terceira peça, blazers, meia calça, vestidos e etc. Rendas e transparências estrategicamente posicionadas dão o tom de aquecimento às estações mais frias.

Sendo assim, resta a expectativa pelas lindas folhas caídas enfeitando e embelezando a cidade.