O HEXA VEIO | Brasil vence Argentina e leva o título da Copa do Mundo de Futsal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

O HEXA VEIO | Brasil vence Argentina e leva o título da Copa do Mundo de Futsal

Com atuação épica do goleiro Willian e gols de Ferrão e Rafa Santos, seleção brasileira triunfa por 2 a 1 e volta ao topo do mundo depois de 12 anos

Ganhar é bom. Ganhar da Argentina é melhor. Ganhar da Argentina em uma final de Copa foi a experiência que o torcedor brasileiro pôde viver neste domingo (5). Após 12 anos, a seleção verde e amarela voltou ao topo do mundo no futsal, conquistando o hexacampeonato com uma vitória sobre os grandes rivais por 2 a 1. Ferrão e Rafa Santos balançaram as redes argentinas, enquanto o goleiro Willian teve uma atuação brilhante, garantindo a festa do Brasil na Humo Arena, em Tashkent, Uzbequistão.

Um dos pontos fortes do Brasil, a defesa brilhou novamente na grande decisão, sendo vazada apenas seis vezes em toda a Copa do Mundo. A marcação suportou a pressão argentina desde o primeiro tempo, e quando a bola passou, Willian fez questão de mostrar a força dos goleiros brasileiros com defesas sensacionais.

“Somos campeões do mundo. É o que todo mundo sempre sonhou aqui. Só tenho a agradecer a esse grupo maravilhoso. Merecíamos muito. Passamos por momentos difíceis na seleção, e faltava estrutura para nós. Hoje temos, e o resultado está aí. Mostramos que somos muito bons”, comemorou Willian, eleito o melhor jogador da final.

No ataque, embora tenha finalizado menos (61 a 34) e acertado menos o gol (26 a 11), o Brasil foi mais cirúrgico. Ferrão mostrou oportunismo ao completar uma cobrança de falta, e Rafa Santos, em um lance que contou com um pouco de sorte, ampliou o placar. Rosa descontou para a Argentina nos minutos finais, quando a seleção albiceleste já atuava com goleiro-linha.

“Felicidade monstra de fazer parte deste grupo. Desde o início, demonstramos união, força, sentindo todo o apoio do povo brasileiro. Há um ano, tive uma lesão e já pensava neste momento. Representar o Brasil não tem preço”, disse um emocionado Ferrão, que se machucou ao marcar seu gol.

O duelo Brasil x Argentina foi histórico, já que as duas seleções nunca haviam se enfrentado em uma final de Copa do Mundo. O título deste ano não foi apenas importante, mas também uma revanche, já que a seleção brasileira havia sido derrotada pelos argentinos na semifinal de 2021.

O Brasil se consagrou campeão em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e 2024. Depois de um jejum de 12 anos, a seleção finalmente ergueu a taça novamente. A Argentina, por sua vez, participou da terceira final consecutiva, tendo sido campeã em 2016 e vice em 2021.

A Partida

O Brasil começou com Willian, Marlon, Marcel, Dyego (eleito o melhor jogador do torneio) e Rafa Santos. A Argentina optou por Sarmiento, Claudino, Brandi, Arrieta e Taborda. Logo no primeiro minuto, Dyego teve uma grande chance, mas parou em boa defesa de Sarmiento.

Embora a Argentina buscasse ter a posse da bola, o Brasil se mostrava rápido nos contra-ataques. A primeira grande oportunidade foi aproveitada por Ferrão, que completou uma cobrança de falta e abriu o placar. No entanto, ele não pôde comemorar muito, sentindo incômodo na perna.

Com a vantagem, o Brasil manteve o controle do jogo, e Rafa Santos ampliou para 2 a 0. A Argentina tentou reagir, mas Willian fez defesas espetaculares, impedindo qualquer chance de gol. Na segunda etapa, com a Argentina pressionando, Willian continuou sendo o destaque da partida.

Nos momentos finais, a Argentina conseguiu descontar com Rosa, mas não foi o suficiente para evitar a celebração brasileira. O jogo terminou com o grito que estava entalado na garganta dos torcedores: “Somos hexacampeões mundiais de futsal!”

Com o encerramento do jogo, houve um desentendimento entre os jogadores, com os argentinos reclamando de um possível toque de mão da defesa brasileira.

Campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2024

– 1ª rodada: Brasil 10 x 0 Cuba

– 2ª rodada: Brasil 8 x 1 Croácia

– 3ª rodada: Tailândia 1 x 9 Brasil

– Oitavas de final: Brasil 5 x 0 Costa Rica

– Quartas de final: Brasil 3 x 1 Marrocos

– Semifinal: Ucrânia 2 x 3 Brasil

– Final: Brasil 2 x 1 Argentina

O Brasil terminou o torneio com 40 gols marcados e apenas seis sofridos, consolidando-se como o melhor ataque e a melhor defesa da competição.