Nesta quinta-feira (17/10), o escritor Georgino Neto lançará seu segundo livro, que contém 59 poemas e microcontos, no Sanchos Restaurante, a partir das 19h, em Montes Claros. “Esse evento será uma oportunidade de encontrar amigos e apreciadores da arte e da cultura de Montes Claros. Procurei reunir neste livro um pouco de minhas vivências, inspirações e sentimentos”, declarou o escritor Georgino Neto.
As poesias de Georgino Neto foram cuidadosamente tecidas com um lirismo que é ao mesmo tempo suave e impactante, convidando o leitor a uma jornada por temas universais como o amor, a saudade e as pequenas epifanias do cotidiano. No livro “Outro livro – Poemas e Contos”, composto por 59 poemas e 9 microcontos, Georgino Neto celebra a humanidade expressa através de seu olhar singular, explorando o universo poético a partir de elementos humanos do cotidiano. Na construção dos poemas, a relação pessoal do autor com temas ligados ao amor, amizade e crítica social ganha destaque. Já os contos possuem uma narrativa que, embora ficcional, mergulha na realidade do dia a dia dos sujeitos ordinários, com seus afazeres e pecados cotidianos.
Antes do livro tomar forma, o escritor já publicava seus trabalhos na internet. Ele conta que as redes sociais ocasionaram uma verdadeira revolução na dinâmica da produção literária. “A relação escritor-editora-público foi profundamente impactada por esta nova realidade. No meu caso em particular, diria que a minha mola propulsora para alcançar o público do que escrevo foi, de fato, o universo das redes sociais. Imagino que isso tenha acontecido com muitos outros escritores, que viam enorme dificuldade em divulgar seus trabalhos. Costumo dizer que sou muito mais lido no Facebook e Instagram do que nos meus livros físicos, em termos de alcance. No entanto, conservo ainda uma visão romantizada do livro físico e confesso que tenho enorme dificuldade em ler numa tela de smartphone ou computador.”
Georgino concilia a vida de escritor com a de professor universitário e fala sobre os desafios dessa rotina. “Penso que o principal desafio do escritor é exatamente esse de conciliar uma rotina profissional quase sempre atrelada em paralelo ao ofício da escrita, mas tenho conseguido vencer nesse universo e apresentar meu trabalho de forma prazerosa.”
Seu primeiro livro, “Poesia ainda que à tardinha”, carrega a maturidade de um escritor profundamente enraizado na cultura e na história de sua terra e traz ao leitor uma coletânea de poemas e contos que refletem o olhar atento e sensível de Georgino sobre a vida, o tempo e a memória. “À tardinha”, um momento de transição entre o dia e a noite, simboliza não apenas a passagem do tempo, mas também a introspecção que vem com ele.
Sobre o futuro, Georgino disse ter planos de escrever um romance, que será lançado a longo prazo, e já possui material para um 3º livro de poesia, possivelmente a ser lançado em 2025.
Georgino Neto é uma figura emblemática no cenário cultural do Norte de Minas Gerais. Reconhecido tanto por suas contribuições literárias quanto pelo seu papel como curador no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), sua trajetória é marcada por uma dedicação incansável à preservação e promoção da cultura local, o que o torna uma referência na área. Ele se dedica também à manutenção do legado do pai, Georgino Júnior, que, como poeta e compositor, trouxe inúmeras criações que povoam o imaginário montes-clarense, destacando-se a coautoria das canções “Montesclareou” e “Sideral”, interpretadas pelo seu grande parceiro Tino Gomes, que ajudaram a moldar o sentimento de ser montesclarense.
Para adquirir o livro ou saber mais sobre o lançamento, ligue para (38) 99981-3187.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)