O acolhimento de pessoas com câncer na instituição - Rede Gazeta de Comunicação
O acolhimento de pessoas com câncer na instituição

Desta forma, surgiu a necessidade de construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa de Jesus, será um espaço para atendimento aos pacientes em final de vida, com objetivo de oferecer dignidade e amenizar a dor dos doentes e familiares.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidados Paliativos oferecem assistência integral a pacientes e familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida, através da prevenção e do alívio do sofrimento humano, tratando a dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual.

Mesmo com um diagnóstico de câncer avançado, já submetida a várias linhas de tratamento, é Jesuína Rosa Silva, 22 anos, de Serranópolis de Minas, enfrentou um câncer no ovário entre 2014 e 2017. Durante os últimos meses de vida, Jesuína recebia com excelência os cuidados paliativos na sede da Associação Presente. Contava que se sentia em casa e que foi apresentada ao amor nos anos que foi acolhida pela Associação Presente, passando a demonstrar muita força de vontade para viver cada segundo ao máximo. A história da jovem comoveu várias pessoas, que após assistirem uma matéria jornalística exibida pela televisão local, resolveram ajudá-la a conhecer o mar.

Em dezembro de 2016, Jesuína foi presenteada com passagens e hospedagem para Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro, acompanhada por uma profissional da Associação Presente. O primeiro contato com o mar, no dia 13, foi na Praia do Forte, uma das mais bonitas do estado do Rio de Janeiro. Jesuína não conseguiu esconder a emoção e brincou muito no mar. A jovem fez passeios pelos principais pontos turísticos da região. Depois de tantas lutas e com o sonho realizado, Jesuína conseguiu ir de encontro ao mar, mas foi de encontro ao Pai dois meses depois, no dia 31 de março de 2017. A Associação Presente homenageia, portanto, uma das assistidas da instituição que recebeu do diagnóstico do câncer ao último suspiro de vida, a melhor qualidade de final de vida possível. (Girleno Alencar)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: