Nutricionista fala sobre os problemas de se consumir açúcar em excesso - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Nutricionista fala sobre os problemas de se consumir açúcar em excesso

O açúcar está presente em muitos alimentos: frutas, doces, embutidos e muitos produtos industrializados. Porém, o seu excesso pode provocar muitos problemas na saúde. Embora essa informação seja amplamente conhecida, inúmeras pessoas no mundo inteiro possuem doenças desenvolvidas devido ao grande consumo desse produto, como a diabetes.

A nutricionista Patrícia Leite explica que o açúcar é um dos ingredientes que mais é consumido no dia a dia. Com isso, as pessoas acabaram ficando muito viciadas sabor doce. Quando é adotada uma dieta sem o açúcar ou a diminuição do seu consumo, a saúde é beneficiada em inúmeros aspectos, como no emagrecimento e maior controle do peso, uma vez que, seu excesso é muito prejudicial para o corpo, como esclarece a especialista.

“São muitos os benefícios como: a diminuição do inchaço do corpo, pois o excesso aumenta a insulina. Então é muito comum as pessoas que comem muito açúcar ficarem mais inchadas, com os tornozelos inchados, com mais celulite aparente no corpo, no caso das mulheres, principalmente”, informa.

Ainda segundo a doutora, outro benefício é a diminuição da inflamação do corpo, porque o corpo inflamado que está mais predisposto a ter problemas de saúde e mais dificuldades para emagrecer. Já houve estudos nos quais foram verificados que pessoas que consomem muito açúcar aumentaram os marcadores de inflamação do corpo. “A pele também melhora muito, principalmente para as pessoas que possuem eczema, dermatite ou outro tipo de doença de pele. Porque justamente pelo açúcar ser inflamatório, ele piora bastante essas situações. Além dele degradar o colágeno e a elastina do corpo que prejudica muito a pele, favorecendo o surgimento de linhas de expressão, como as rugas”.

Outros benefícios pontuados pela nutricionista são o melhor funcionamento do intestino e o melhoramento da digestão, além de melhorar o desempenho mental. “O açúcar fermenta no intestino, isso faz com que tenha a ocorrência de mais gases. Ele é um alimento em que as bactérias ruins gostam bastante, e prejudica o crescimento das bactérias benéficas dos probióticos. Parar de comer açúcar também ajuda a melhorar o foco e a memória. Isso porque ele faz nos sentirmos mais sonolentos”.

E finaliza: “o açúcar, de uma maneira mais ampla, por aumentar a secreção de insulina, favorece o acúmulo de gordura no fígado e na região abdominal, o que leva a inflamação do corpo e piora o funcionamento do órgão. E acaba aumentando os níveis de triglicerídeos, isso porque quando é consumido muito o açúcar, diminui a quantidade do HDL, que é colesterol bom, e aumenta a produção dessa gordura. Triglicerídios é um tipo de gordura que o fígado produz e coloca no sangue, que está relacionado à quantidade de carboidrato e açúcar simples que é ingerido”, conclui.  (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)