GIRLENO ALENCAR
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Comissão Intersetorial do Selo Unicef realizou rodas de conversas com os adolescentes que compõem, em evento realizado no auditório de reuniões da nova Prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Guimarães; do secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro; de membros da Comissão Internacional do Selo Unicef e; de adolescentes mobilizadores.
O Núcleo é formado por meninos e meninas com idade entre 12 e 18 anos, moradores de diversos bairros que compõem os territórios de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde serão multiplicadores dos assuntos e temas tratados no encontro. Para esse encontro foram realizadas rodas de conversas com os temas: mudança climática, esportes, mundo do trabalho, igualdade racial, infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e empoderamento de meninas. O objetivo é incentivar o protagonismo e participação dos adolescentes e jovens no planejamento e implantação de políticas públicas destinadas aos mesmos em várias áreas do conhecimento.
Guilherme Guimarães enfatizou que é só conhecendo os trabalhos das pessoas que podemos julgar. “Hoje vejo a dimensão que a secretaria de Desenvolvimento Social tem em nossa cidade. São diversos serviços que o município resgatou e uma delas é formar pessoas com vários conhecimentos. A prefeitura precisa estar presente onde o povo está. E a secretaria tem procurado atender muitas pessoas em diversos serviços. A participação dos adolescentes é de fundamental importância para o município porque queremos ouvir os adolescentes para definir qual o caminho que o município quer e pode chegar”, disse.
Aurindo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Social afirmou que “as crianças e adolescentes são prioridades e por isso o prefeito Humberto Souto determinou que o município aderisse ao Selo Unicef para poder atender a todos. Esse é um momento de agradecer pela participação de todos vocês. E vocês têm a responsabilidade nessa participação. Queremos ouvir todos vocês para saber o que falta para complementar todos os investimentos que já fizemos em todas as áreas”, afirmou.
Para a psicóloga Patrícia Jabbur, articuladora do Selo pela Prefeitura de Montes Claros, pela metodologia do Selo Unicef, o grupo de adolescentes deve criar um plano de ação e indicar temáticas prioritárias que desejam trabalhar ao longo do período do Selo Unicef, a exemplo de enfrentamento ao racismo, igualdade de gênero, mudanças climáticas, entre outras. “Com o NUCA, um dos objetivos é estimular e garantir a participação cidadã de adolescentes em questões relevantes a suas vidas. Ao mesmo tempo em que assegura esse direito, o núcleo de cidadania também pode ser um instrumento para a compreensão e reivindicação de outros direitos”, destaca.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)