NUCA inicia plano de participação cidadã em Pirapora com roda de conversa - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

NUCA inicia plano de participação cidadã em Pirapora com roda de conversa

Dando sequência em suas atividades, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) promoveu, no último sábado (12/02), uma roda de conversa entre os adolescentes participantes do programa e representantes de entidades e atores sociais de Pirapora. A atividade foi desenvolvida para fundamentar a elaboração do Plano de Participação Cidadã, que pautará as propostas de ações dos adolescentes em prol da comunidade e a melhoria das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Contribuíram com os membros do NUCA a assistente social da Secretaria de Saúde de Pirapora, Lúcia P. dos Santos; a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Erinalda Santos; o diretor do SAAE, Bruno Guimarães; a coordenadora e a técnica do CREMP, Edna Maria e Chris Ramos; a coordenadora do CREAS e psicóloga, Clarissa Lino; a mobilizadora da Assistência Social, Angelina Ribeiro e; a articuladora Ana Carolina de Jesus, além da professora de Arte, Maria Aparecida Santos.

Para a coordenadora do NUCA, Ana Paula Lima, o encontro, realizado na Escola M. Nossa Senhora Aparecida, foi muito proveitoso e agregador para os participantes do programa. “Foi muito importante para o entendimento claro para eles terem a condição de executar as ações contidas no plano. Trabalharemos vários mecanismos como teatro, palestras, artesanato, dentre outros, para que eles sejam os agentes de transformação, contribuindo também na revitalização de espaços públicos”, revelou a coordenadora.

Promovido pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), o NUCA utiliza em todos os seus trabalhos a metodologia do Selo Unicef. Os adolescentes interessados em fazer parte, podem se apresentar nos encontros realizados aos sábados, a partir das 9 horas, na Escola M. N. Senhora Aparecida, para efetivar a inscrição.

CAFÉ SOLIDÁRIO – O prefeito Alex Cesar acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Hélio Junior; da diretora Executiva da Liasa, Ionara Pontes; do empresário, Emerson Mendonça e; do produtor cultural, Wesley Figueiredo conferiram de perto o trabalho do Café Solidário, em Buritizeiro. Uma iniciativa positiva subsidiada pela iniciativa privada que vem oportunizando mais de 150 crianças para um futuro melhor por meio de intervenções sociais e qualificação. Todos os dias, no contraturno escolar as crianças têm acesso gratuito a cursos de qualificação, recebem apoio escolar, psicológico e, ainda são integrados em atividades esportivas e culturais. “É isso que queremos para a nossa cidade, melhorias e avanços também para as novas gerações com apoio também da iniciativa privada”, destacou o prefeito Alex César. (Ascom PMP)