NPJ da UnifipMoc Afya passa atender no Montes Claros Shopping - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

NPJ da UnifipMoc Afya passa atender no Montes Claros Shopping

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UnifipMoc Afya, que é coordenado pelo professor Daniel Ferreira dos Santos, estará atendendo no Montes Claros Shopping a partir do dia 19 de outubro. Até esta data, o atendimento continua sendo realizado na unidade que funciona na rua Tiradentes, n° 211, no Centro de Montes Claros. A mudança visa trazer mais comodidade, segurança e acessibilidade aos nossos alunos e clientes. 

A nova sede no Montes Claros Shopping é toda planejada e pensada para atender as demandas do estágio, e está equipada com sala de mediação e sala para júris simulados. Além disso, conta com infraestrutura moderna, para que os acadêmicos tenham mais conforto para atender a comunidade.

O NPJ UnifipMoc Afya é um dos principais laboratórios para os estudantes de direito do Estado de Minas Gerais. Nele, os estudantes, acompanhados por seus professores, atendem casos reais em diversas áreas do Direito. 

A coordenadora do curso de Direto da UnifipMoc Afya, Cynara Veloso explica que o NPJ é um local onde acadêmicos do 7º ao 10º períodos realizam estágio curricular. “Eles prestam assistência jurídica integral à comunidade montes-clarense, através de orientações jurídicas, ajuizamento de ações e das mediações de conflito. Além disso, o NPJ desenvolve vários projetos de extensão, em que auxilia a comunidade na efetivação de seus direitos”, disse.

Projetos – Segundo Cynara, o NPJ atende os seguintes projetos: Mediação na Delegacia da Mulher, com atendimento a vítimas de violência doméstica e realização de mediações, com a presença dos orientadores e dos alunos; o NPJ Presente, que consiste na assistência jurídica aos pacientes oncológicos da Associação Presente; o NPJ Acolhe, que realiza orientações jurídicas junto ao CRAM, para mulheres vítimas de violência doméstica, com a participação dos acadêmicos de 1º aos 6º períodos. “Nós temos, ainda, o NPJ Júnior, em que os acadêmicos, desde o 1º período, de forma voluntária, já podem participar do estágio do NPJ. Assim, o NPJ tem contribuído para a efetivação dos direitos das pessoas carentes da cidade com diversos tipos de atendimentos”, frisou.

Ainda de acordo com Cynara, o número de pessoas assistidas é grande, “apenas neste primeiro semestre de 2023 foram feitos mais de 2.378 atendimentos presencialmente; já pelo whatsapp foram feitos mais de 1100 atendimentos. Além disso, foram realizadas 11 mediações no NPJ, 5 mediações na Delegacia da Mulher, 41 atendimentos jurídicos na Delegacia da Mulher, 8 atendimentos na Associação Presente e 22 atendimentos no CRAM.

Números – Ainda de acordo com a coordenadora, aproximadamente 500 estagiários passaram pelo NPJ neste primeiro semestre, e cerca de 80 deles realizaram suas atividades no NPJ Júnior. O NPJ ajuizou mais de 350 ações e mais de 150 audiências.

Os atendimentos no NPJ estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Nos sábados não há atendimentos. 

O NPJ está localizado próximo ao Cinemais. A entrada principal (de 8h as 10h) será pelo estacionamento Sul, próximo ao Detran. O acesso será pelo elevador que fica em frente à sala de vacinas da Prefeitura Municipal. No elevador clique na tecla M.

Após as 10h, os usuários e visitantes do NPJ poderão usar quaisquer das entradas, lembrando que a unidade está próxima da praça do Cinemas. Nesse caso, a entrada poderá ser pela escada, na lateral dos banheiros do cinema ou pelo elevador que fica próximo ao cinema, clicando na opção M.

Para agendamento, o usuário deverá entrar em contato pelo whatsapp (38) 98423-3955 ou pelos telefones (38) 3220-9030 ou 3216-7801. (Ascom UnifipMoc)