Na noite desta terça-feira (28/5), a Câmara Municipal de Montes Claros, por iniciativa do vereador Soter Magno (PSD), homenageou a empresa Novo Nordisk pelos 101 anos de existência, sendo 22 deles no município. Além do Brasil, a multinacional concentra suas empresas em 80 países, distribuindo medicamentos para quase 200 nações.
A fábrica da multinacional em Montes Claros emprega cerca de 1.700 funcionários, sendo a responsável por um quarto da insulina produzida mundialmente pela empresa. Isso representa cerca de 12% da insulina consumida em todo o mundo, além de contribuir significativamente para a economia brasileira, exportando 25% de toda a insulina produzida no país.
Soter Magno destacou as ações de responsabilidade ambiental realizadas pela Novo Nordisk. Como a reutilização de efluentes, reservatórios de captação de água de chuva e a iniciativa ‘Zero envio de resíduos para aterro’.
“A empresa demonstra um compromisso inabalável com a preservação do meio ambiente. Além disso, o programa NovoRecicla oferecido aos funcionários, a produção anual de mais de 5 mil mudas e a fabricação de adubo próprio através de compostagem são apenas alguns exemplos do compromisso da empresa com a sustentabilidade”, enfatizou.
O vice-presidente da empresa, Reinaldo Costa, destacou que desde a fundação da Novo Nordisk, em 1923, na Dinamarca, a multinacional tem sido uma pioneira em descobertas científicas, trabalhando incansavelmente para expandir o acesso a medicamentos vitais e impulsionar mudanças significativas para tratar doenças.
“Não é apenas mais uma empresa instalada em Montes Claros. Temos o compromisso de impactar de forma positiva a vida dos moradores que aqui residem. Por isso, investimos em tecnologia, contribuímos com a educação, com o meio ambiente e na geração de renda. Prova disso, que ano passado a Novo foi eleita como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil”, afirmou.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, enfatizou a importância do município ter uma parceria com o meio empresarial para que assim, mais indústrias possam escolher Montes Claros para fundar suas instalações.
Sobre a novo Nordisk
A Nordisk Insulinlaboratorium comercializou a produção de insulina depois que a técnica de extração e purificação foi levada do Canadá para a Dinamarca por August Krogh. Com a insulina, o diabetes não era mais uma sentença de morte e a expectativa de vida melhorou drasticamente. Tudo começou com duas pequenas empresas dinamarquesas: Nordisk Insulinlaboratorium e Novo Terapeutisk Laboratorium.
No mesmo ano os primeiros pacientes foram tratados com insulina, iniciando um século de inovação em tratamentos à base de proteínas para pessoas que vivem com doenças crônicas graves. (CHRISTINE ANTONINI)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)