O arcebispo eleito da Arquidiocese de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos, termina hoje (29), a sua primeira visita a Montes Claros, iniciada na terça-feira. A visita à cidade tem como propósito conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com seu futuro clero e com seu futuro rebanho.
‘Nossas histórias se cruzam. Deus pensou para nós um pedaço do caminho e por causa Dele e confiante Nele, nós vamos avançar nesta missão para qual Ele nos chama’. Foi assim que o arcebispo eleito, dom José Carlos de Souza Campos, disse em mensagem enviada ao arcebispo emérito, dom José Alberto, ao clero, religiosos(as), leigos(as) da Arquidiocese de Montes Claros na data de sua nomeação para 4º Arcebispo Metropolitano.
Dom José Carlos celebrará logo cedo no Carmelo Maria Mãe da Igreja com os religiosos e religiosas da Arquidiocese. Visitará ainda o Priorado Premonstratense e se reunirá com a Coordenação de Pastoral.
Na noite de ontem, o arcebispo eleito encerrou o segundo dia da visita com a celebração na Catedral Metropolitana. A missa foi concelebrada por padres e diáconos. Antes, dom José Carlos visitou a casa episcopal, ao Palácio Santa Cruz, conhecido como Palácio do Bispo, onde funcionam a Cúria Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e o Arquivo Arquidiocesano. Conheceu ainda o Centro Administrativo e se reuniu com os setores Jurídico, Administrativo e Econômico. Visitou ainda o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e se encontrou com o Conselho de Formação do Seminário.
No primeiro dia, o arcebispo eleito conheceu a Sede dos Vicariatos e se reuniu com o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros.
O novo arcebispo de Montes Claros será empossado no dia 19 de fevereiro de 2023, às 18h, na Catedral Metropolitana.
Trajetória
O dia 14 de dezembro de 2022 marcou o início de uma nova página da história da Arquidiocese de Montes Claros. Sua Santidade, o Papa Francisco, nomeou o 4º Arcebispo Metropolitano desta Igreja Particular, dom José Carlos de Souza Campos foi transferido da Sede Episcopal de Divinópolis, sua diocese de origem e primeira diocese onde exerceu o ministério Episcopal. Nascido em Itaúna (MG) de uma família simples e religiosa, é filho de José Pinheiro Campos e da Piedade Souza Campos. Será a terceira vez que a Arquidiocese terá na sua história, à frente do governo pastoral, um bispo de nome José. O primeiro foi dom José Alves Trindade (1956-1988) e o segundo, o arcebispo emérito, dom José Alberto Moura, CSS (2007-2018). (Com informações da Arquidiocese de Montes Claros)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)