Nova metodologia de Acompanhamento é tema de reunião da GRS de Januária - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Nova metodologia de Acompanhamento é tema de reunião da GRS de Januária

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio da Coordenação de Regulação (CREG) e Assessoria de Governança Regional (AGR), no auditório da instituição, a primeira reunião presencial com os membros dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) pertencentes à jurisdição da regional.

Estiveram presentes representantes dos consórcios intermunicipais de Saúde da microrregião de Manga (Cismma), do Norte de Minas (Cisnorte) e do Alto Médio São Francisco (Cisamsf), inclusive seus respectivos secretários executivos, referências técnicas do Sistema de Informação Ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) e dos municípios sede, bem como os gestores da saúde.

O objetivo principal do encontro foi a apresentação detalhada da nova metodologia de acompanhamento do Registro de Produção dos Consórcios no Sistema Informação Ambulatorial (SIA/SUS) e o estimulo de uma aproximação dos Consórcios com a Gerência Regional de Saúde de Januária. O SIA é o sistema que permite aos gestores municipais e estaduais o processamento das informações de atendimento ambulatorial registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial (APAC, BPA e RAAS) pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.

O consórcio intermunicipal na área da saúde é uma associação entre municípios para a realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, trazendo vantagens relativas ao custo de aquisição e/ou contratação de serviços e à redução da falta de insumos.

Portanto, a produção assistencial integral dos CISs é de suma importância para o monitoramento e divulgação dos serviços prestados por essas instituições, proporcionando aos entes federativos embasamento para direcionar políticas públicas para melhor desenvolvimento da Rede de Atenção, bem como a possibilidade de projetos futuros.

Neste contexto, a realização da reunião partiu da necessidade de um suporte mais próximo da Regional para melhor alinhamento e compreensão dessa nova metodologia junto aos consórcios.

Durante o evento foi apresentado pelo coordenador da Regulação, Leonardo Barros, a nova metodologia as dificuldades no registro de produção observadas no território da regional, e o detalhamento das atribuições de cada envolvido, incluindo a URS e a Diretoria de Articulação de Consórcios Inter federativos (DACI).

A coordenadora da Assessoria de Governança Regional (AGR), Priscilla Célida Mota de Oliveira, ressaltou o papel da AGR na articulação com os CISs, promovendo o fortalecimento do vínculo e parceria da URS com os consórcios.

“A reunião foi muito produtiva e contou com a participação efetiva dos convocados que aproveitaram a oportunidade para esclarecimento de suas dúvidas, agradeceram a oportunidade, além de ter possibilitado o estreitamento da relação da URS com os CISs, proporcionando a troca de experiências”, destacou o Coordenador da Regulação da GRS Januária. (Ascom SES-MG)