Norte-mineiros selecionados para “seeds for the future” chinês - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte-mineiros selecionados para “seeds for the future” chinês

Os acadêmicos Ivy Machado e Nara Goms, de Ciências Econômicas, e Rodrigo Teixeira, de Administração foram selecionados para o programa de intercâmbio “Seeds for the Future”, principal iniciativa de CSR global da Huawei, empresa chinesa líder mundial de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Eles participarão durante 15 dias de atividades on line, pois em consequência da Covid-19, não podem participar de forma presencial. O processo de inscrição foi iniciado quando encaminharam vídeos em inglês para as entrevistas e, nesta semana, receberam uma notificação positiva para participação na fase final do programa.

Durante o processo, por meio da Universidade Estadual de Montes Claros, foram produzidos e enviados vídeos para análise pela coordenação da Huawei Brasil, unidade que analisou e promoveu a seleção final dos candidatos. Incentivados por professores, colegas de cursos e pelo próprio Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC/Unimontes), os acadêmicos comemoram a aprovação para a fase final do programa. “Enviamos um vídeo acompanhado de proposta para a pré-seleção dentro da Unimontes. Produzimos o material com o apoio da Assessoria de Comunicação da Unimontes (em inglês), que foi enviado para a Huawei. Foi muito interessante. A expectativa é grande para fazer parte do projeto e estou muito animada. É uma oportunidade única que vai agregar na minha vida profissional e pessoal”, comemora a acadêmica Ivy Machado, acadêmica do 3º período de Economia.

Rodrigo Teixeira (Administração) afirma que, mesmo que em formato virtual, “o programa proporcionará uma experiência incrível de vivenciar novas culturas e pessoas, ter novos conhecimentos e participar de desafios. Minha mensagem é de profundo agradecimento à Huawei, pela oportunidade, e à Unimontes por participar também desse processo no desenvolvimento, valorização dos alunos e da educação que proporcionam mais oportunidades e progresso à nossa região”.

A acadêmica Nara Moreira Gomes, do 5° período de Economia, lembra que, desde o inicio do ano, desenvolve um projeto de pesquisa sobre a disputa tecnológica da China, em especial o caso da Huawei, com a orientação do professor Marcos Fábio Martins. “Creio que o objetivo do programa é justamente selecionar os alunos que possuem interesses nesse âmbito nacional e internacional no setor de tecnologias da informação e comunicação. Felizmente, fui uma das selecionadas pela Unimontes. Agora, aguardo a data em que ocorrerão os workshops ministrados por eles”, comemora a acadêmica. O “Seeds for the Future” é o principal programa de CSR global da Huawei. Lançado em 2008, visa desenvolver talentos qualificados em TIC para estabelecer uma ponte de comunicação entre países e culturas. A Huawei lançou o programa Sementes para o Futuro (tradução livre) em 2015 em cooperação com o Ministério da Educação no Brasil como parte do projeto-chave do Governo Federal, o “Ciência sem Fronteira”. A iniciativa recebeu o reconhecimento público da Presidência da República. Em 2016, a Huawei expandiu a cooperação com o Ministério da Educação para as cinco melhores universidades de TIC do Brasil e assinou uma cooperação estratégica com o Ministério da Educação. (Girleno Alencar)