A norte-mineira Franciele Ornelas Bugir participa do projeto “Enfermeiros pelo Mundo” e está atuando no Presbyterian Saint Luke´s Hospital, na cidade de Denver, no Colorado, Estados Unidos, no setor de transplante de medula óssea, que faz parte do tratamento pela cura do câncer. O instituto de Denver é reconhecido como um dos melhores hospitais dos EUA. Ela se formou em enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em equipe que reúne 24 profissionais brasileiros que atuam em diferentes países. Entre os demais participantes estão egressos das Federais de Santa Catarina (UFSC), de São Paulo (Unifesp) e de São Carlos (UFSCar), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e da Universidade da Catalunha (Espanha), por exemplo.
Graduada em 2018, Franciele Ornelas ressalta que os participantes do movimento “Enfermeiros pelo Mundo” trocam informações e apresentam os diferentes cenários profissionais dos países onde trabalham. “Compartilhamos nossas experiências, dificuldades, mudanças pessoais, profissionais e nossas histórias de superação e de conquistas”, afirma Franciele. Aos 25 anos, ela destaca que os integrantes no projeto atuam em diferentes áreas da Enfermagem em 12 países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Angola, Canadá, Espanha, Holanda, Japão, Irlanda, Itália, Portugal e Inglaterra. Franciele Ornelas afirma que “tive a oportunidade de conviver com professores exemplares e competentes, participar da iniciação científica e dos grupos de pesquisa; fazer estágio extracurricular e cursos de inglês oferecidos pela própria Unimontes. E isto me possibilitou entrar em um mercado de trabalho extremamente concorrido e competitivo nos Estados Unidos”, afirma a profissional da Enfermagem.
“A Unimontes me proporcionou viver o sonho de uma criança, que cresceu numa fazenda, sem maiores perspectivas neste sentido. Porém, durante a minha jornada de acadêmica, tive exemplos de professores que me inspiraram e ainda me inspiram”, confessa. Ela conta que se mudou para os Estados Unidos ainda em 2018, logo após a conclusão do curso de graduação na Universidade Estadual de Montes Claros. Franciele faz uma revelação pessoal sobre como um drama na vida familiar a inspirou em cuidar pela saúde alheia. “Meu sonho de ser enfermeira oncologista iniciou-se aos 14 anos, quando após um diagnóstico de câncer cerebral, a minha mãe veio a falecer. Porém, nem nos meus melhores sonhos eu estaria onde estou hoje. Trabalho com transplante halogênico e autólogo de células-tronco dos próprios pacientes ou de doadores vindos de países como a Alemanha, e também trabalhamos com a tecnologia CAR-T, que é a engenharia usada na cura do câncer de sangue, o que proporciona uma melhor qualidade de vida – e até mesmo a cura do câncer – em pacientes vindos de todas as partes do mundo”, relata Franciele.
Uma das grandes realizações que alcançou foi a validação do diploma do curso de Enfermagem da Unimontes nos EUA. “A validação do meu diploma em enfermagem nos Estados Unidos proporciona o reconhecimento pela qualidade do ensino no curso da Unimontes e, também, o reconhecimento dos profissionais que atuam no ensino e na gestão”. A egressa atuante em Denver/EUA revela que aprofundou o conhecimento sobre a validação de diplomas e resolveu repassar a experiência para outros profissionais. Para isso, recorreu às redes sociais. Com a iniciativa, foi convidada para a integrar o Projeto “Enfermeiros pelo Mundo”. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)