GIRLENO ALENCAR
A campanha de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, alcançou ontem (15), a aplicação da primeira dose em 189.470 pessoas residentes nos 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas. Outras 55.731 pessoas já completaram o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose, conforme dados contabilizados pelo painel vacinômetro, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Entre janeiro e 12 de abril os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora receberam 379.296 doses de vacinas contra a Covid-19. A orientação repassada pela SES-MG aos municípios é de que não se faz mais o armazenamento da segunda dose de imunizantes. Todas as doses estão sendo entregues aos municípios com o objetivo de proporcionar a continuidade e aceleração da vacinação do maior número possível de pessoas.
Na região ampliada de saúde, os municípios de Santo Antônio do Retiro, Vargem Grande do Rio Pardo e Berizal se destacam pelo fato de já terem aplicado entre 81,35% a 87,99% as doses recebidas de vacinas contra a Covid-19. Outros 23 municípios já alcançaram mais de 70% de aplicação das vacinas recebidas. São Botumirim; Brasília de Minas; Claro dos Poções; Espinosa; Fruta de Leite; Ibiracatu; Icaraí de Minas; Jaíba; Manga; Matias Cardoso; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montezuma; Padre Carvalho; Pirapora; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Santa Fé de Minas; São João das Missões; Serranópolis de Minas e Taiobeiras.
De acordo com dados lançados no painel vacinômetro até quarta-feira (14), o município de Montes Claros que tem a maior população do Norte de Minas já aplicou 63,20% do total de doses de vacinas contra a Covid-19. A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes salienta que as equipes de imunização dos municípios estão sendo orientadas no sentido de incrementarem o trabalho de busca ativa das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina para a conclusão do esquema vacinal com aplicação da segunda dose.
“Isso porque, explica a coordenadora, só é considerada imunizada contra a Covid-19 a pessoa que tomou as duas doses da vacina. No momento, notamos que existe grande demanda de pessoas em busca da aplicação da primeira dose do imunizante, enquanto que o número de pessoas que já completaram o esquema vacinal é baixo. Por isso, os municípios precisam intensificar a busca ativa da população para concluir a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, com isso, garantir a eficácia da campanha”, conclui Agna Menezes.
De acordo com os dados contabilizados pelo painel vacinômetro até a manhã de ontem (15), os idosos acima de 70 anos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 145.812 pessoas. Outras 29.725 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose. Em seguida, com maior número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid estão os profissionais de saúde: 35.110 pessoas. Outros 20.424 profissionais já completaram o esquema vacinal. Entre os indígenas, 5.294 já receberam a primeira dose de vacina e 4.359, a segunda.
Dados contabilizados pelo vacinômetro também revelam que 3.192 idosos residentes em instituições de longa permanência sediadas no Norte de Minas já receberam a primeira dose da vacina e 1.168, a segunda. Por outro lado, 62 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 55 completaram o esquema vacinal.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta a importância dos municípios atualizarem diariamente os dados no painel vacinômetro, o que possibilita à SES-MG acompanhar a evolução da campanha de vacinação em todo o Estado.
Por outro lado, lembra a superintendente, o Governo de Minas está preparando o envio aos municípios dos 5% das doses das vacinas contra a Covid-19 que estão estocadas para reserva técnica. O objetivo é ampliar a disponibilidade de imunizantes e acelerar a vacinação nas cidades que estão implementando a campanha de forma mais rápida.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)