Norte de Minas tem terceiro caso de variante delta identificado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas tem terceiro caso de variante delta identificado

GIRLENO ALENCAR

O Norte de Minas tem o seu terceiro caso de variante Delta confirmado. Depois de um caso em Montes Claros e outro em Claro dos Poções, foi a vez de Mirabela confirmar, no sábado, dia 21, o primeiro caso da variante Delta. A paciente realizou o exame RT-PCR e dele foi encaminhada amostra que foi analisada aleatoriamente pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que identificou a cepa. Segundo o coordenador da Vigilância, Vandilson Mendes, o resultado da análise epidemiológica constatou que a paciente de 75 anos não teve histórico de viagem nos últimos dias. A contaminação dela foi registrada em 12 de agosto deste ano e a mulher já recebeu as duas doses da vacina contra a doença.

“Diante deste resultado, fizemos uma investigação epidemiológica do caso, objetivando medidas de avaliação de contatos e estamos monitorando toda a família da contaminada”, falou Vandilson.

A secretária de Saúde, Luciene Matos, informou que a maneira de se prevenir contra a variante é a mesma das outras cepas, usando máscara de proteção, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações. “Não é momento de relaxar, devemos ficar em alerta, pois essa cepa é extremamente contaminável. A nossa recomendação é de que em qualquer sintoma gripal as pessoas procurem a unidade básica de saúde”, informou Luciene. A secretária ainda alerta: “a população que tomou a primeira dose deve procurar a Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, para que a pessoa fique de fato imunizada. Em Mirabela, estamos vacinando acima de 27+ sem comorbidades, totalizando cerca de 60% da população. A vacina, aliadas as recomendações acima, é a grande arma contra essa doença”, encerrou Luciene.