Norte de Minas tem 50,8 mil eleitores com títulos cancelados - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas tem 50,8 mil eleitores com títulos cancelados

TSE processou o cancelamento de títulos em sete municípios da região em virtude de ausência à revisão biométrica

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu o retorno à situação cancelada das inscrições de eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico nos municípios que encerraram o procedimento entre 2019 e 2020. O cancelamento dos títulos por ausência à revisão biométrica havia sido suspenso em abril, devido à pandemia de Covid-19.

Com o processamento, 554.482 eleitores de 148 municípios mineiros (formato PDF) tiveram os títulos cancelados e precisam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Entre as cidades do Norte de Minas, estão, Montes Claros, com 41.342; Bocaiuva, com 5.660; Mirabela, 1.516; Engenheiro Navarro, 831; Olhos d’Agua, 813, Patis, 397 e; Glaucilândia com 272 títulos cancelados. Nas sete cidades são 50.831 títulos cancelados.

Enquanto não solicitarem a regularização, os eleitores ficam impedidos de votar em eleições oficiais e estão sujeitos a restrições como o impedimento de solicitar passaporte ou identidade e fazer matrícula em instituição oficial de ensino. A regularização já pode ser requerida, pois o cadastro eleitoral foi reaberto ontem (9).

Por enquanto, porém, o atendimento presencial e a coleta de dados biométricos continuam suspensos em Minas Gerais. O atendimento ao eleitor será retomado apenas pela internet, por meio da ferramenta Título Net. Os cartórios eleitorais vão regularizar a situação daqueles eleitores que fizerem a solicitação, mas a coleta dos dados biométricos só será feita quando o atendimento presencial for retomado, o que ainda não tem previsão para acontecer. (Portal TER-MG)