Norte de Minas retrocede para onda amarela do Minas Consciente - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas retrocede para onda amarela do Minas Consciente

GIRLENO ALENCAR

O Norte de Minas retroceu para a onda amarela, que determina algumas restrições em atividades econômicas. Com 27.234 casos confirmados e de óbitos por causa do Covid-19, a região teve o aumento dos números de casos nos últimos dias. O Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 determinou que metade das 14 macrorregiões de Saúde do estado sofressem retrocesso, desde ontem. São sete macrorregiões que retornarão à onda amarela, sendo o Norte de Minas uma delas; quatro regiões na onda vermelha e três na onda verde.

Um dos principais motivos para a cautela neste momento é a identificação de uma alta de 27% no índice de contaminação da Covid-19 na última semana. Por causa desse quadro, as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Além delas, as macrorregiões Sudeste, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela, estágio no qual são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes. Apenas as macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul permanecem na onda verde, fase em que são permitidos serviços com maior nível de contágio, como cinemas e discotecas. Na onda vermelha, a mais rígida, foram incluídas as macrorregiões Jequitinhonha, Leste do Sul e Nordeste, além da manutenção da macrorregião Leste.

Com a onda amarela, fase na qual é permitida a abertura de serviços não essenciais, como bares (consumo no local); autoescolas e cursos de pilotagem; salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; Comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de departamento e duty free; lojas de brinquedos; academias (com restrições) e; agências de viagem e clubes.