Norte de Minas receberá 102,6 mil doses para segunda dose de reforço - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas receberá 102,6 mil doses para segunda dose de reforço

O Norte de Minas irá receber nos próximos dias 102.672 doses de vacinas anticovid para as Unidades Regionais de Saúde de Montes Claros, Pirapora e Januária. As doses são de vacinas da Janssen e da Astrazeneca e serão destinadas para imunizar com a segunda dose de reforço a população mineira de 60 a 69 anos. Em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá distribuir 1,5 milhão de doses.

O anúncio da inclusão dessa parcela na vacinação foi feito na última sexta-feira, 29/4, pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e a deliberação que regulamenta tal ampliação foi publicada no sábado, 30/4.

Segundo projeção da Fundação João Pinheiro (FJP) para 2021, há cerca de 1,9 milhão de pessoas na faixa etária de 60 a 69 anos em Minas Gerais. Portanto, esta distribuição já contempla 80% dessa população. Desses, 941.097 já estão aptos a tomar a segunda dose de reforço imediatamente, por terem tomado o primeiro reforço há pelo menos 4 meses.

Para melhor preservação dos imunobiológicos, todas as vacinas serão acondicionadas, conferidas e separadas na Central Estadual de Rede de Frio antes do envio para as Unidades Regionais de Saúde. A distribuição é realizada a partir da demanda de cada regional, diante dos pedidos dos respectivos municípios de abrangência.

Os municípios da regional de Januária receberão 34.620 doses da Jansen e outras 34.620 doses da Astrazeneca. Na regional de Pirapora são 8.260 doses e na regional de Montes Claros serão 77.102 doses da Jansen e da Astrazeneca. (Com informações da Agência Minas)