Norte de Minas recebe nova remessa de 56,5 mil doses de vacinas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas recebe nova remessa de 56,5 mil doses de vacinas

O Norte de Minas recebeu a 29ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo são 56.526 doses de imunizantes das multinacionais norte-americanas, Pfizer/BioNtech e da Janssen, bem como vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A nova remessa viabilizará a vacinação de 100% dos funcionários do sistema prisional e de pessoas privadas de liberdade. A estimativa é de que sejam contempladas 5.319 pessoas. A continuidade da campanha de vacinação também viabiliza a aplicação da primeira dose de vacina em mais 5.253 trabalhadores da limpeza urbana e que atuam no manejo de resíduos sólidos.

Outra novidade é que a nova remessa vai contemplar a imunização de 322 trabalhadores do sistema de transporte ferroviário, sendo 253 em Montes Claros e 69 em Pirapora. Outros 738 trabalhadores do setor industrial também serão vacinados contra a Covid-19, bem como 785 caminhoneiros. Para 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros foram entregues 38.929 doses de vacinas, distribuídas da seguinte forma: 15.090 da AstraZeneca/Universidade de Oxford; 13.495 doses da Janssen e 10.344 da Pfizer/BioNtech.

O repasse das vacinas para os municípios foi ontem. Para Montes Claros, que possui a maior população do Norte de Minas, a Superintendência Regional de Saúde vai entregar 14.257 doses de imunizantes. Serão 5.640 doses da Janssen; 4.525 da AstraZeneca e 4.092 doses de vacinas da Pfizer. Os 25 municípios da Gerência Regional de Saúde de Januária vão receber 12.396 doses de vacinas, divididas da seguinte forma: 5.890 da AstraZeneca; 3.650 doses da Janssen e 2.856 da Pfizer. Já para sete municípios que integram a área de atuação da GRS de Pirapora serão repassadas 5.201 doses de vacinas: 1.915 da AstraZeneca; 1.840 doses da Janssen e 1.446 da Pfizer.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que com a nova remessa de vacinas da Pfizer/BioNtech a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta que os municípios deverão aplicar a primeira dose em mais 13,45% das pessoas de 55 a 59 anos; em mais 4% dos trabalhadores industriais; em 60% dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Já as vacinas da AstraZeneca, envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, devem ser aplicadas na conclusão do esquema vacinal em 6% das pessoas com idade entre 60 a 64 anos; em mais 7,3% das pessoas com comorbidades e em pessoas com deficiência física permanente.

Quanto à nova remessa de vacinas da Janssen, que são de dose única, Agna Menezes explica que a recomendação para os municípios é de que elas devem ser aplicadas em 16,55% das pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos; em 100% dos funcionários do sistema prisional; na população privada de liberdade; em mais 6,4% dos trabalhadores industriais e em 11,5% dos caminhoneiros. Agna Menezes observa que à medida que a campanha de vacinação contra a Covid-19 avança, os municípios que concluírem a imunização dos grupos prioritários poderão vacinar pessoas de outras faixas etárias ou categorias profissionais.

Porém, a coordenadora alerta que “aqueles municípios que, tempestivamente, optem a vacinar um novo grupo com aplicação da primeira dose de vacinas da AstraZeneca inadvertidamente com doses destinadas à aplicação da segunda dose contemplada na remessa que será distribuída nesta quarta-feira, reforçamos que a SES-MG e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) não garantem a entrega de dose complementar. Neste caso, o município assumirá o risco de ficar descoberto, conforme ofício já enviado pelo Ministério da Saúde”. (GA)