Norte de Minas recebe mais imunizantes para vacinar 297,6 mil pessoas contra Covid - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas recebe mais imunizantes para vacinar 297,6 mil pessoas contra Covid

O Norte de Minas tem de vacinar 297.602 pessoas com a primeira dose contra Covid-19: e recebeu essa semana mais imunizantes. A meta é de vacinar 1.636.681 habitantes, até o momento imunizou 1.339.079 pessoas. Com o objetivo de evitar a perda de vacinas já repassadas aos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais decidiu ampliar a aplicação da vacina contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos, sem comorbidades. A recomendação para a ampliação do público-alvo foi divulgada por meio da Deliberação 4.071, da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), publicada dia 16 de dezembro. Até então, a vacina estava sendo aplicada em crianças que possuem comorbidades.

A SES-MG esclarece que a disponibilização de novas doses de imunizantes aos municípios depende do envio de mais remessas por parte do Ministério da Saúde. Por esse motivo, é fundamental que as prefeituras realizem o planejamento e execução da vacinação, considerando apenas as vacinas que dispõe atualmente, visto não haver previsão do recebimento de novas remessas.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, ressalta que mesmo com a ampliação do público a ser vacinado, os municípios devem assegurar a guarda de doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciaram a vacinação.

A ampliação do público a ser vacinado acontecerá de maneira escalonada, conforme os seguintes critérios de prioridade: Grupo A: crianças de 6 meses a menores de 3 anos, com comorbidades; Grupo B: crianças de comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) e em situação de rua; Grupo C: crianças sem comorbidades que sejam contatos intradomiciliares de crianças com comorbidades; Grupo D: crianças sem comorbidades.

Nesta segunda e terça-feira, 19 e 20, atendendo solicitações de gestores de saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros repassou nova remessa de 13.407 doses de vacinas a 50 municípios. Foram entregues 9.732 doses de vacinas da Pfizer para aplicação em adultos; 3 mil doses de imunizantes da Astrazeneca e 670 doses de vacinas da Pfizer para aplicação em crianças. Os municípios que receberam os maiores quantitativos foram: Montes Claros (7.168 doses); Monte Azul (740); Rio Pardo de Minas (390); Claro dos Poções (370); Francisco Sá (326) e Janaúba (300 doses de imunizantes).

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência, Agna Soares da Silva Menezes, lembra que “para o controle efetivo da disseminação da Covid é de fundamental importância que as coberturas vacinais sejam superiores a 95% da população. Nesse contexto, é importante que todas as pessoas tomem a primeira dose de imunizantes e procurem complementar o esquema vacinal com as doses de reforço. Mesmo que uma pessoa vacinada contraia a doença, tem reduzida a chance de evoluir para uma situação de saúde mais grave”, esclarece.

De acordo com dados atualizados na segunda-feira (19), pela Secretaria de Estado da Saúde, para os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas já foram entregues 3.446.324 doses de vacinas contra a Covid. A cobertura vacinal com aplicação da primeira dose está em 81,82%.

A aplicação da segunda dose ou da dose única já alcançou 1.190.690 pessoas, estando a cobertura vacinal em 72,75% da população. Por outro lado, as coberturas vacinais com aplicação da primeira e segunda doses de reforço estão em 49,23% e 29,26%, respectivamente.

Ainda de acordo com dados encaminhados pelos municípios à SES-MG, a aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid em crianças está em 58,27%. Já tiveram a primeira dose administrada 114.957 crianças, de um público estimado em 197,28 mil pessoas.

Já a aplicação da segunda dose contemplou, 73,2 mil crianças, com cobertura vacinal de 37,12% do público alvo.