GIRLENO ALENCAR
Os 86 municípios do Norte de Minas recebem hoje (31) a terceira remessa de vacinas da Pfizer destinadas à aplicação da primeira dose em crianças com idade entre 5 e 12 anos. Ao todo serão 14 mil 680 doses de imunizantes que chegaram sexta-feira na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e nas Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora. Para os 54 municípios da Superintendência Regional de Montes Claros são 9.530 doses de vacinas da Pfizer. Já a Gerencia de Januária, que tem 25 municípios sob jurisdição, recebeu 3.870 doses de imunizantes e a de Pirapora, que tem sete municípios recebeu 1 280 doses de vacinas.
Entre os municípios que possuem maior população e que, por isso, receberão maior quantidade de vacinas pediátricas estão: Montes Claros (3.310 doses); Januária (620); Janaúba (600); São Francisco (540); Pirapora (480); Bocaiúva (420); Jaíba (410); Salinas e Várzea da Palma (320); Porteirinha e Taiobeiras (280); Brasília de Minas (270); Espinosa, Buritizeiro e Rio Pardo de Minas (260); Coração de Jesus (230); Francisco Sá (220) e São João da Ponte (200 doses).
Com a nova remessa de vacinas o Norte de Minas contabiliza 76.060 doses de imunizantes para crianças. São 39.420 doses da multinacional norte-americana Pfizer e 36.640 doses de vacinas Coronavac. Para crianças as vacinas da Pfizer estão acondicionadas em frasco na cor laranja, com dose de 0,2 ml, contendo 10 mcg da vacina covid-19. A segunda dose deverá ser administrada num intervalo de oito semanas. Já as vacinas da Coronavac destinadas a crianças e adolescentes não imunocomprometidos tem a mesma dosagem aplicada na população adulta. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que estão mantidas as recomendações repassadas às secretarias municipais de saúde de que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e acolhedor. Não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, que sejam adotadas todas as medidas para evitar erros de vacinação. Outra orientação é que a vacina contra a covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. O intervalo deverá ser de, pelo menos, 15 dias.
Os profissionais de saúde também deverão informar aos pais ou responsáveis pelas crianças os principais sintomas esperados da vacinação contra a covid-19, bem como a vacina que será aplicada. Além disso, deverão mostrar a seringa a ser utilizada e o volume que será aplicado.
MAIS VACINAS | Atendendo solicitação de secretarias de saúde, além de vacinas para crianças, segunda-feira dez municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros vão receber 13.812 doses de imunizantes da Pfizer para aplicação em adultos. Serão contemplados: Montes Claros (8.964 doses); Salinas (1.818); Janaúba e Taiobeiras (828); Bocaiúva, Coração de Jesus e Espinosa (330 doses para cada localidade); Porteirinha (228); Francisco Sá (126) e Ninheira (30 doses). 120 doses de vacinas da Astrazeneca serão repassadas para dois municípios: Indaiabira (100 doses) e Bocaiúva (20).
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)