Norte de Minas recebe hoje 41,5 mil doses de vacinas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas recebe hoje 41,5 mil doses de vacinas

Nesta segunda-feira (13) o Norte de Minas recebe 41.574 doses de imunizantes contra a Covid-19, que serão distribuídos aos 54 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, na  69ª remessa. A novidade ficará por conta de 2. 495 doses de vacinas da Janssen, destinadas à aplicação da dose de reforço em pessoas que tomaram a dose única no primeiro semestre deste ano. Os municípios que receberão o maior quantitativo de imunizantes são: Montes Claros (15.060 doses); Janaúba (2.584); Bocaiúva (1.716); Salinas (1.476); Porteirinha (1.335); Jaíba (1.324); Taiobeiras (1.176); Espinosa (1.063); Rio Pardo de Minas (1.016); Coração de Jesus (1.013); Francisco Sá (945); São João do Paraíso (792) e Monte Azul (770 doses).

Segundo o Ministério da Saúde, mais de quatro milhões de pessoas que foram vacinadas com a vacina da multinacional norte-americana Janssen devem tomar uma dose de reforço, do mesmo imunizante, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram o aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses. A recomendação do Ministério da Saúde para as puérperas e mulheres que tomaram a dose única da Janssen, e que atualmente estão grávidas, é que tomem a dose de reforço com a vacina da Pfizer respeitando o mesmo intervalo. 

Montes Claros receberá  910 doses de vacinas da Janssen. Os outros municípios que receberão maior quantitativo de imunizantes da multinacional norte-americana são: Janaúba (205 doses); Coração de Jesus (170); Monte Azul (110); Porteirinha (95) e Francisco Sá (90). Além de vacinas da Janssen a 69ª remessa que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros repassará aos municípios segunda-feira, 13, envolverá 38.809 doses de imunizantes da Pfizer. Elas serão destinadas à aplicação da primeira dose em 16.059 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e no atendimento de demandas de 14.268 pessoas que integram o conjunto da população em geral. Além disso, 7.486 trabalhadores da saúde ou pessoas com idade superior a 60 anos deverão tomar a dose de reforço contra a covid-19.

Também na segunda-feira a SRS vai repassar 250 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford para os municípios de Itacambira (150 doses) e Grão Mogol (100). Os imunizantes são destinados para a aplicação da segunda dose em pessoas que aguardam o término do prazo para a conclusão do esquema vacinal. Já a Secretaria de Saúde de Catuti vai receber 20 doses de vacinas da CoronaVac, para aplicação da segunda dose em moradores do município.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, entende que a retomada do repasse de vacinas da Janssen para os municípios acontece num momento importante para o avanço da imunização da população contra a covid-19, sobretudo em virtude da disseminação da nova variante do coronavírus, a Ômicron, proveniente da África do Sul. “É de fundamental importância que todos procurem se vacinar contra a covid-19 para evitar que, mesmo que uma pessoa seja contaminada pelo novo coronavírus, venha a ter graves problemas de saúde. Tomar as duas doses da vacina, bem como a dose de reforço, é importante tanto para a proteção individual como da coletividade, levando em conta a necessidade de alcançarmos altos níveis de imunidade da população”, ressalta Agna Menezes.

Outra observação importante que a coordenadora de vigilância em saúde faz é a necessidade dos municípios manterem as ações de mobilização da população. “Além da busca ativa das pessoas para o complemento do esquema vacinal com a aplicação da segunda dose é de fundamental importância que as secretarias municipais de saúde incrementem as ações de mobilização dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos para que sejam vacinados. Para voltarmos a ter uma vida normal, sem necessidade de isolamento e distanciamento social, é necessário que a cobertura vacinal da população seja superior a 90%, com a aplicação das duas doses de um dos imunizantes, bem como da dose de reforço em idosos e trabalhadores da saúde”, conclui a coordenadora. (GA)