Norte de Minas recebe a maior remessa de vacinas contra a Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas recebe a maior remessa de vacinas contra a Covid-19

GIRLENO ALENCAR

O Norte de Minas recebeu na tarde de ontem (5), 73.050 doses de vacinas contra a Covid-19, que é a maior remessa enviada e agora contabiliza o recebimento de 346.496 doses ao todo. Até agora 108.073 pessoas já foram vacinadas.  As doses que chegaram ontem são das vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo, e da AstraZeneca/Universidade de Oxford, envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Até então, a maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 já enviadas para o Norte de Minas aconteceu no dia 25 de março, com 55.500 doses. O repasse das vacinas para todos os municípios será realizado a partir de hoje. A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros ficou com 49.400 doses de vacinas. Outras 17.550 doses foram repassadas para a Gerência Regional de Saúde de Januária e 6.100 para Gerência sediada em Pirapora.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que além de ampliar a vacinação para idosos entre 65 e 69 anos, o carregamento irá permitir o início da imunização de profissionais das forças de segurança que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Eles foram incluídos como prioridade no Programa Nacional de Imunizações (PNI).  “De acordo com nota técnica publicada dia 31 de março pelo Ministério da Saúde, ficou estabelecida a antecipação do envio de um quantitativo de doses de vacinas de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação dos profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas”, observa a coordenadora. No grupo prioritário das forças de segurança estão os trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar.

Também devem ser imunizados os profissionais das forças de segurança que atuam em ações de vacinação contra a Covid-19; implementação de ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria. Os demais profissionais que não se enquadram nas atividades de linha de frente deverão ser vacinados conforme andamento da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Segundo a orientação do PNI, com a nova remessa entregue ontem, as doses da CoronaVac serão utilizadas para iniciar a imunização de 6% dos profissionais das forças de segurança, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. Elas também serão utilizadas para aplicar a primeira dose em 1,26% da população entre 65 e 69 anos; a segunda dose em 7% dos trabalhadores da Saúde; complemento da imunização de 87% da população entre 75 e 79 anos e de 80,4% da população entre 70 e 74 anos.

Já os imunizantes da AstraZeneca serão aplicados como segunda dose para 10,2% dos trabalhadores da saúde. O novo lote de vacinas distribuídas nesta segunda-feira pela SES-MG para 28 unidades regionais de saúde contém 943.400 doses da CoronaVac e 73.250 da AstraZeneca, totalizando 1.016.650 doses. Entre janeiro e esta semana, Minas Gerais recebeu 4.661.980 doses de vacinas. Mais de 1,7 milhão de pessoas já receberam a primeira dose de imunizante.

Até a manhã de ontem (5), dados contabilizados pela SES-MG pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 108.073 as pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Desta quantidade de pessoa, 34.793 já receberam a segunda dose. Os idosos acima de 70 anos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 70.549 pessoas. Outras 11.419 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.

Em seguida, com maior número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estão os profissionais de saúde: 31.209 pessoas. Outros 18.074 profissionais já completaram o esquema vacinal. Entre os indígenas, 5.243 já receberam a primeira dose de vacina e 4.281, a segunda. Até a manhã de ontem, dados contabilizados pelos municípios no painel vacinômetro revelam que 1.210 idosos residentes em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da vacina e 965, a segunda. Por outro lado, 62 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 54 completaram o esquema vacinal.