Norte de Minas recebe 56,4 mil doses de vacinas contra a gripe - Rede Gazeta de Comunicação
Norte de Minas recebe 56,4 mil doses de vacinas contra a gripe

GIRLENO ALENCAR

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza hoje (9), o repasse de 56,4 mil doses de vacinas contra a gripe influenza a 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O quantitativo inicial destinado à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora corresponde a 28% do total de doses que serão destinadas ao Norte de Minas para a implementação da Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe Influenza, que começará na segunda-feira (12).

A previsão é de que nas próximas semanas novas remessas de vacinas sejam entregues às unidades regionais de saúde para repasse aos municípios. Isso porque, entre os dias 12 de abril e 10 de maio a prioridade dos municípios norte-mineiros será a vacinação de 200.667 pessoas que compõem o grupo prioritário: crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas. Até o dia 9 de julho, data prevista para o término da campanha, a estimativa do Ministério da Saúde é de que a vacinação contra a gripe deverá alcançar 8.433.049 pessoas nos 853 municípios de Minas Gerais. Em todo o país, a estimativa é de que 79,7 milhões de pessoas serão vacinadas contra a gripe.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques observa que a meta é que os municípios alcancem 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe. Para isso, neste ano cada município terá autonomia para definir o “Dia D” de mobilização do público alvo para imunização, levando em conta a realidade de cada localidade.

Com 54 municípios em sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros está recebendo 36,4 mil doses de vacinas. Na primeira etapa da Campanha de vacinação a estimativa é de que os municípios da área de atuação da SRS terão de imunizar 129.577 pessoas, o que constitui o maior contingente alvo do interior do Estado. Para 25 municípios que estão jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Januária estão sendo repassadas 15,4 mil doses de vacinas, destinadas ao início da imunização de 54.712 pessoas que compõem o grupo prioritário. Por outro lado, a GRS de Pirapora está sendo contemplada com o recebimento de 4,6 mil doses de imunizantes que serão distribuídos para sete municípios. Entre crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde a estimativa é de que até o dia 10 de maio devem ser vacinadas 16.376 pessoas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: