Para o início da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas vão contar com aporte extra de 543.700 seringas agulhadas. O repasse dos insumos para a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e para as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora está sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A previsão do Ministério da Saúde é de que a campanha de vacinação seja iniciada a partir de quarta-feira (20).
Para todas as 28 unidades regionais de saúde do Estado a SES-MG está entregando cerca de 7 milhões de seringas. Além disso, 450 câmeras frias estão sendo repassadas para as unidades regionais, bem como 617 freezers, com capacidades entre 200 e 400 litros foram adquiridos pelo Governo do Estado visando ampliar a capacidade de armazenamento de vacinas da rede de frios estadual. No caso das seringas, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros que tem sob sua jurisdição 54 municípios, é a segunda do Estado a receber maior montante de insumos, totalizando até esta sexta-feira, 353 mil unidades. Para a Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS), que atua em 25 municípios, estão sendo destinadas 142 mil seringas. Já a GRS de Pirapora, que tem sob sua responsabilidade sete municípios, está recebendo 42.750 seringas.
“Todo o processo de compras e de logística de distribuição foi planejado com antecedência. Quando as vacinas contra a covid-19 chegarem, os municípios estarão abastecidos com as seringas agulhadas para darem início à vacinação”, destaca a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos de Paula. A logística para organizar a imunização da população contra a Covid-19 é semelhante à utilizada nas campanhas contra a Gripe Influenza: as seringas agulhadas saem do almoxarifado da SES-MG e da Rede Estadual de Frio. A partir destes pontos são transportadas a cada uma das unidades regionais de saúde, que mobilizam no sentido de providenciar o recolhimento e armazenamento adequado dos materiais.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que o trabalho que a SES-MG está implementando é de fundamental importância no sentido de proporcionar aos municípios o suporte e apoio técnico necessário para a vacinação da população contra a Covid-19. “Por se tratar de um trabalho que exige um grande esforço, o empenho dos governos Federal, Estadual e dos municípios é determinante no sentido de alcançarmos os melhores resultados possíveis com a campanha de vacinação, garantindo o atendimento da população”, ressalta a superintendente. A vacinação contra a Covid-19 terá os seguintes grupos prioritários: idosos em asilos; indígenas e profissionais de saúde. Depois entram na fila os idosos com mais de 75 anos. Cada pessoa deverá receber duas doses das vacinas, num intervalo de três semanas. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)