Norte de Minas precisa vacinar 8,3 mil crianças contra a poliomielite - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas precisa vacinar 8,3 mil crianças contra a poliomielite

GIRLENO ALENCAR

O Norte de minas precisa vacinar 11.942 crianças e adolescente contra a poliomielite, durante a Campanha Nacional de Vacinação em 28 municípios que não atingiram a meta de vacinar 95% do público alvo contra a doença. Em virtude do risco de reintrodução da doença no país, a SRS está orientando os serviços municipais de saúde a manterem as ações de imunização, incluindo a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que foram vacinadas mais de 853 mil crianças em todo o Estado, porém a cobertura vacinal ficou em 81,64% do público alvo. A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que mesmo com o término da Campanha Nacional de Vacinação as unidades de saúde possuem estoques de imunizantes e continuam atendendo demandas da população para aplicação de primeiras doses ou atualização dos esquemas vacinais de crianças e adolescentes.

“É importante que os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes mantenham as cadernetas de vacinação em dia, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém regularidade na entrega de vacinas aos municípios, objetivando evitar que doenças que podem ser prevenidas por meio de imunizações voltem a ser reintroduzidas no país”, pontua a coordenadora. No Norte de Minas, a campanha de imunização terminou com cobertura vacinal de 85,71% do público alvo estimado pelo Ministério da Saúde. De 95.540 crianças com idade entre um e quatro anos que deveriam ter sido vacinadas, compareceram às unidades de saúde 83.598 crianças, o que deixa uma demanda de 11.942.

Entre os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros, a cobertura vacinal contra a poliomielite chegou a 86,81%. De uma estimativa inicial de 63.464 crianças a serem vacinadas, a Campanha alcançou 55.092 crianças.

Ao todo, 26 municípios da Superintendência Regional de Saúde alcançaram ou ultrapassaram a meta de vacinar mais de 95% das crianças contra a poliomielite. Foram eles: Botumirim, Capitão Enéas; Catuti; Claro dos Poções; Coração de Jesus; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Francisco Sá; Gameleiras; Glaucilândia; Guaraciama; Lagoa dos Patos; Mamonas; Matias Cardoso; Mato Verde; Monte Azul; Ninheira; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Porteirinha; Rubelita; Salinas; São João da Lagoa; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Cinco municípios ultrapassaram cobertura vacinal acima de 90% e, pelo fato dos pais ainda poderem levar os filhos às unidades de saúde para a atualização das cadernetas de vacinação, essas localidades ainda podem avançar no aumento da cobertura vacinal. São eles: Berizal; Espinosa; Grão Mogol; Janaúba e Joaquim Felício.

Por outro lado, na área de atuação da SRS, 23 municípios estão com coberturas vacinais inferiores a 90%: Bocaiuva; Francisco Dumont; Fruta de Leite; Indaiabira; Itacambira; Jaíba; Jequitaí; Josenópolis; Juramento; Mirabela; Montes Claros; Montezuma; Novorizonte; Olhos-d’ Água; Padre Carvalho; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Santa Cruz de Salinas; Santo Antônio do Retiro; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas e Verdelândia.

Com cobertura vacinal de 86,01%, ficaram 25 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária. Foram vacinadas 21.955 crianças, de um público inicialmente estimado em 25.525. Por outro lado, entre sete municípios que pertencem à Gerência Regional de Saúde de Pirapora, a cobertura vacinal contra a poliomielite chegou a 76,61%. Ao todo, 6.551 crianças foram imunizadas e o público estimado era de 8.551.