GIRLENO ALENCAR
A pavimentação da Rodovia Transanfranciscana, que margeia o rio São Francisco, a partir de São Romão, será reivindicada pelo Norte de Minas para ser pavimentada com os recursos da compensação da Vale. A proposta é asfaltar trecho entre São Romão e Ponto Chique e Santa Fé de Minas. As associações dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf) articulam movimento pela inclusão de trechos de estradas a serem asfaltadas do Norte de Minas no acordo da Vale, onde a empresa pagará R$ 37 bilhões como compensação pela tragédia ocorrida em Brumadinho.
Os pleitos agora serão encaminhados à bancada do Norte de Minas, que buscará a articulação para inserir as emendas no projeto. Na tarde de sexta-feira foi realizada uma live com prefeitos, vereadores e lideranças do Norte de Minas, quando vários trechos acabaram anunciados. O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho salienta que a iniciativa é uma forma de somar forças e conseguir “a inclusão desses trechos de pavimentação asfálticas para a nossa região, oportunidade de desenvolvimento econômico e social, haja vista que estamos vivendo um momento em que vários empresários têm procurado a região para a realização de diversos empreendimentos. Entretanto, a questão da logística tem sido o principal gargalo para o aceleramento destes investimentos, uma vez que, ainda temos na nossa região, norte mineira, várias estradas não pavimentadas, que inviabilizam diversos negócios ou ao menos os tornam um tanto complexo no tocante a logística”.
Ele lembra que através do Pró-Acesso, o Estado asfaltou as estradas de acesso à sede de cada município. Depois o Estado criou o Programa “Caminhos de Minas”, que interliga municípios. Foi realizada reunião online na sexta-feira (2), com todos deputados, prefeitos, vereadores, entidades de classe e empresários do Norte de Minas para discutir a proposta de inclusão no projeto de aplicação dos recursos da Vale, trechos de estradas do Norte de Minas para pavimentação asfáltica.
O deputado Carlos Pimenta apoia a iniciativa, pois entende que se o Norte de Minas não lutar pelo que acha tem direito, outras regiões buscarão os recursos. Ele se dispôs a encaminhar as emendas que foram levantadas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)