GIRLENO ALENCAR
O Norte de Minas recebeu na sexta-feira, 29 mil doses de vacinas contra a Covid-19, que compõem a quinta remessa enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde. Nesta nova etapa foram entregues 10 mil doses de vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório farmacêutico chinês, Sinovac. Outras 19 mil doses de vacinas enviadas para a região são da farmacêutica AstraZenca/Universidade de Oxford e foram importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A região já recebeu 94.900 doses da vacina contra a Covid-19 e até a manhã de sexta-feira, já tinha imunizado 36.666 pessoas com a primeira dose e 16.542 com a segunda dose.
A entrega da nova remessa de vacinas por parte do Governo do Estado foi feita no aeroporto de Montes Claros à superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e às gerentes regionais de saúde de Januária e Pirapora, Ioná de Carvalho Lisboa e Adriana Kátia Emiliano Souza, respectivamente. A previsão é de que com a nova remessa de vacinas será possível imunizar 24 mil pessoas residentes no Norte de Minas. Para 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros foram entregues 10.600 mil doses de vacinas. A Gerência Regional de Saúde de Januária – (GRS), que atua em 25 municípios, recebeu 13.100 doses de vacinas. Já a GRS de Pirapora, que tem sob jurisdição sete municípios, foi contemplada com o recebimento de 5.300 doses de imunizantes. O repasse de vacinas para os municípios começa segunda-feira, 1º de março, com escolta da Polícia Militar.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que com a previsão do aumento de vacinas pelo Instituto Butantan bem como pela Fiocruz, “a tendência será de que nas próximas semanas ocorra aumento do número de pessoas imunizadas em todo o país o que, consequentemente, possibilitará a diminuição das demandas de atendimento de pacientes em situação grave nas unidades de saúde e nos hospitais, bem como a redução dos óbitos causados pelas complicações decorrentes a doença”. Nesta etapa, a recomendação aos municípios é vacinar todos os idosos com idade entre 85 e 89 anos, que corresponde a 154.721 pessoas. Além disso, devem ser imunizados 24% dos que têm entre 80 e 84 anos, atendendo 64.195 pessoas em Minas Gerais e mais 8% dos trabalhadores de Saúde, cerca de 53.563 profissionais, o que totalizará a imunização de 81% desse público.
Para todo o Estado de Minas Gerais, o Ministério da Saúde repassou 220 mil doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford e 137.400 doses da CoronaVac. Para agilizar a distribuição dos imunizantes às 28 unidades regionais de saúde, o Governo do Estado utilizou aeronaves que se deslocaram para as regiões mais distantes e transporte terrestre, atendendo principalmente a Região Metropolitana de Belo Horizonte. No dia 19 de janeiro o Governo do Estado repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas, 42.280 doses da vacina Coronavac para imunizar 21.140 pessoas (2 vezes). Já no dia 27 de janeiro foram entregues à região 23 mil 620 doses de vacinas Coronavac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Esse novo quantitativo possibilita a vacinação de 17.244 pessoas.
Até a manhã de sexta-feira (26), dados contabilizados por uma ferramenta de monitoramento criada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), denominada vacinômetro, revelam que 36.666 pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 16.542, a segunda dose. Ao todo 25.260 trabalhadores da saúde já receberam a primeira dose da vacina e 12.599, a segunda dose. Pessoas com 90 anos ou mais totalizam 5.761 que já receberam a primeira dose de vacina e 36, a segunda.
Em seguida, com maior quantidade de pessoas imunizadas estão os indígenas, totalizando 4.722 já contemplados com a primeira dose e 3.124 com a segunda dose do imunizante. Por outro lado, 878 idosos residentes em asilos ou instituições de longa permanência já tomaram a primeira dose da vacina e 748 a segunda. Completando o grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, ao todo 45 deficientes físicos atendidos por residências inclusivas já tomaram a primeira dose da vacina e 35 completaram o esquema vacinal.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)