Norte de Minas ganha 25 novos leitos de UTI - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas ganha 25 novos leitos de UTI

GIRLENO ALENCAR

O Norte de Minas contará com 25 novos leitos de UTI a partir de 2022, saindo dos atuais 115 para 140 leitos, conforme reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde que aprovou a revisão do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência, realizada na sexta-feira (3), em Januária. Com a revisão do PAR que, também já havia sido aprovada pelo Comitê da Rede de Urgência e Emergência, a partir do próximo ano, os municípios poderão solicitar ao Ministério da Saúde a habilitação de vários novos serviços, entre eles a implantação dos primeiros oito leitos de terapia intensiva coronariana.

As unidades hospitalares que já estão prevendo a abertura de novos leitos de UTI são: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (30 leitos); Hospital Regional de Janaúba (20); Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas; Santa Casa de Montes Claros; Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas; Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora; e o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras (10 leitos em cada instituição). Para 2023 há previsão de abertura dos primeiros 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Dr. Gil Alves, de Bocaiuva, e mais dez leitos na Santa Casa de Montes Claros. Já para 2024 o Plano de Ação Regional prevê a abertura dos primeiros dez leitos de UTI na Santa Casa de Porteirinha.

O Plano de Ação Regional prevê que o Norte de Minas poderá passar a ter já no próximo ano os primeiros oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana. A previsão é de que quatro leitos sejam instalados no Hospital Aroldo Tourinho. Outros dois leitos poderão ser habilitados no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro e dois no Hospital Dilson Godinho. As UCO constituem serviços destinados ao cuidado de pacientes com síndrome coronariana aguda. Devem ser instaladas em instituições que disponham de infraestrutura e recursos físicos de terapia intensiva, mas que tenham profissionais capacitados nesta especialidade.

O novo Plano de Ação Regional também contempla a expansão das unidades de terapia intensiva pediátricas. Atualmente a região conta com quatro leitos de UTI pediátrica e a proposta é que, em 2022, sejam solicitadas 18 novas habilitações: dez para o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e oito para a Santa Casa de Montes Claros. O PAR também prevê a expansão de leitos clínicos, saltando das atuais 358 unidades para a abertura de 133 novas acomodações. A previsão é de que, em 2022, os municípios poderão solicitar a habilitação de 28 novos leitos clínicos no Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros; 23 no Hospital Regional de Janaúba; 12 no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, e cinco no Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras.

Para 2023 há previsão de abertura de mais 20 leitos clínicos no Hospital Dr. Mário Ribeiro e cinco no Hospital Santo Antônio. Já o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) prevê a abertura de 40 novos leitos clínicos, sendo 20 em 2023 e o restante em 2024. Outro importante avanço que a macrorregião de saúde do Norte de Minas poderá ter a partir de 2022 é a habilitação de 210 leitos de cuidados prolongados. Estão relacionados para a prestação desse serviço 14 municípios: Januária, São Francisco, Bocaiúva; Porteirinha; São João do Paraíso; Buritizeiro; Urucuia; Rio Pardo de Minas; Itacarambi; Montes Claros; Monte azul; Montalvânia; Espinosa e Mirabela.

Contando atualmente com 20 leitos instalados na Santa Casa de Montes Claros, o atendimento de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) poderá ser contemplada, a partir de 2022, com a instalação de novos serviços. O Plano de Ação Regional prevê que 53 novos leitos poderão ser habilitados em oito hospitais do Norte de Minas. São eles: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, Hospital Aroldo Tourinho e o Hospital Regional de Janaúba (10 leitos em cada instituição); Hospital Santo Antônio de Taiobeiras, Hospital Regional de Janaúba e Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas (cinco leitos em cada instituição). Para o Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora, há previsão de instalação de três leitos para atendimento de pacientes acometidos por AVC.