Norte de Minas é destaque em ações de prevenção e promoção da saúde - Rede Gazeta de Comunicação
Norte de Minas é destaque em ações de prevenção e promoção da saúde

O Norte de Minas ficou em quinto lugar em ações voltadas para a conscientização da população quanto à importância da promoção e prevenção da saúde. Em janeiro, os municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros realizarão 66 ações de mobilização, conforme levantamento concluído nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Foram realizados 1.310 eventos organizados pelos municípios em parceria com outras instituições públicas e particulares em Minas Gerais. Entre as 28 unidades regionais de saúde da SES-MG a de Montes Claros ficou em quinto lugar, com a realização das ações de mobilização. Os destaques ficaram por conta da mobilização da população com relação à prevenção contra o novo coronavírus, bem como o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, contemplando idosos residentes em instituições de longa permanência; profissionais de saúde; indígenas e deficientes físicos assistidos por residências inclusivas. Ao todo foram 497 ações realizadas relacionadas à Covid-19.

Também em janeiro, os municípios deram continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus com 168 ações realizadas em todo o Estado. Ações relativas à saúde mental, tabagismo, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, assistência a gestantes e recém-nascidos e estimulo à vacinação de crianças, jovens e adultos contra vários tipos de doenças também foram relatadas por 768 núcleos municipais de mobilização social atuantes em todas as regiões do Estado.

Entre os municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros que relataram a realização de ações de promoção e de prevenção à saúde estão Catuti, Jaíba, Janaúba, Jequitaí, Gameleiras, Mirabela, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Novorizonte, Rio Pardo de Minas e Santa Cruz de Salinas. Nestas localidades, além de chamar a atenção da população para o controle da proliferação do Aedes aegypti e, com isso, conter o avanço das arboviroses, a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi o destaque predominante. As ações foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde e em blitzen educativas em vias públicas. A intenção foi chamar a atenção da população para a importância da manutenção dos cuidados para se evitar a propagação do novo coronavírus. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: