Norte de Minas discute unidades de captação de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas discute unidades de captação de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, mobilizou os prefeitos e prefeitas para a reunião virtual com a  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que será realizada hoje (7), às 10h30, em formato online. A pauta da reunião terá a apresentação do Projeto de Lei 2.884/2021, que prevê a construção de 32 Unidades Regionais para a Gestão de Resíduos (URGRS) e 22 Unidades Regionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (URAE).

Segundo o presidente da Amams, a reunião é de sua importância para os municípios ao pautar um conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos doméstico, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, um conjunto de atividades, infraestruturas e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o objetivo é organizar municípios e promover a sustentabilidade técnica e financeira no fornecimento de serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos urbanos. O envio do PL ao Legislativo seguiu o prazo estabelecido no Novo Marco Regulatório do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), que determinou a obrigatoriedade da instituição das unidades regionais, em todo o Brasil. A proposta enviada à ALMG passou por consulta pública em maio de 2021, quando a sociedade civil pôde sugerir contribuições e alterações ao documento.