Norte de Minas discute empreendedorismo em Portugal - Rede Gazeta de Comunicação

Norte de Minas discute empreendedorismo em Portugal

Termina amanhã (8), o I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que acontece na cidade de Bragança, em Portugal. O evento visa revisitar e incentivar a cooperação internacional entre as instituições de educação de Portugal e do Brasil, reunindo gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica. Entre os presentes, estão dois representantes do IFNMG, a reitora, professora Joaquina Nobre e; o pró-reitor de Ensino, Ricardo Cardozo, que participam de uma mesa de discussões com o tema “Inovação Formativa, Processos de Cocriação e Empreendedorismo”. O Seminário é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). 

Na oportunidade, o professor Ricardo falou sobre processos de inovação formativa, empreendedorismo e formação de professores para educação profissional. O encontro propõe avaliar os resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns a essas instituições de ensino superior. A assessora internacional do Conif, Ana Carolina Oliveira, destaca que o evento contribuirá para a melhoria da gestão em torno de questões envolvendo a internacionalização da Rede Federal. “O Seminário vai permitir o intercâmbio de boas práticas entre os dois países que são referência em educação profissional. Além disso, há uma expectativa para que possamos fortalecer a imagem da Rede e, aproximar nossas instituições aos programas de financiamento da União Europeia, a exemplo da Erasmus+, que vai destinar 30% de seu investimento para instituições da América Latina”, completa Carolina.

Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam: atualmente há 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas. Com relação à dupla diplomação, vale mencionar que pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com Institutos Politécnicos Portugueses em áreas como engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia civil e administração. O I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior pretende abordar temáticas que distinguem positivamente as instituições: a Mobilidade e Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo. 

%d blogueiros gostam disto: