Norte de Minas corre risco de ficar sem ramal ferroviário de cargas - Rede Gazeta de Comunicação

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Norte de Minas corre risco de ficar sem ramal ferroviário de cargas

O Norte de Minas e especificamente Montes Claros, corre risco de ficar de fora da renovação da concessão do transporte ferroviário de carga, aberto pela agencia nacional de transporte terrestre (ANTT) que inseriu o trecho de Pirapora/Corinto/Belo Horizonte, mas deixou de fora o trecho Corinto/ Montes Claros/ Espinosa/ Salvador. O alerta foi feito pelo vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, durante o evento #VemproNortedeMinas, organizado pela Invest Minas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que reuniu os empresários das 100   grandes empresas já instaladas na região e que estão procurando empreendedores com o desejo de fazer parte da cadeia produtiva.

Desde sexta-feira, o GAZETA está apurando esta denuncia de exclusão do ramal ferroviário, tendo solicitado informações ao estado e a ferrovia centro atlântica, que ficaram supressas com os dados. O ramal citado foi inaugurado em 1.925 e alavancou o desenvolvimento do Norte de Minas. No dia 6 de fevereiro de 1930, o vice-presidente da República, Fernando melo Viana percorreu o trecho e quando chegou a montes claros foi atacado pela dona Tiburtina, cujo gripo político fazia oposição a ele. O impacto foi tão grande que pela primeira vez deu marcha a ré. O atentado foi noticiado pelo jornal o globo como início do golpe de 30, que levou Getúlio Vargas á presidência da Republica por 15 anos.

O diretor do Invest minas, Adriano carvalho ficou surpreso com a informação sobre a exclusão do ramal ferroviário e anunciou que o estado pedira esclarecimentos á ANTT e considera muito grave essa situação. Outro assunto abordado foi os incentivos fiscais, quando Adriano carvalho mostrou que os incentivos mineiros acabarão em 2032 e o diretor de incentivos da Sudene. Wilson Almeida apontou que os incentivos federais acabam em 31 de dezembro de 2023 e depende de um projeto de lei que tramita no congresso nacional.

O norte de minas devera receber R$ 10,8 bilhões de investimentos privados, segundo estimativas do estado e atualmente, é a segunda região que mais atrai investimentos ao estado, atrás apenas da Central, que engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Geração de energia limpa, produtos farmacêuticos, alimentos e agropecuária são alguns dos setores com maior volume de investimentos. Nesse evento, o estado propôs a criação de empresas para dar apoio às indústrias locais, como na produção de embalagens, bags e similares.

No seu discurso, o vice-prefeito Guilherme Guimarães mostrou as potencialidades de montes claros para atrair investidores, inclusive com lei moderna e ágil, se transformando no maior pólo logístico do Brasil. citou porem que existem demandas regionais, como a duplicação da BR 251, a conclusão da BR-135 no trecho de Itacarambi a montes claros e a retirada da região do bioma mata atlântica, pois é a mata seca, que está engessando o desenvolvimento.  O assessor jurídico da Amams, Felipe leal, falando em nome das entidades agradeceu ao governador Romeu Zema por colocar o norte de minas no mesmo patamar das minas, para receber investimentos.