GIRLENO ALENCAR
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) conclui hoje (16), o repasse da primeira parcela de um total de 15.170 doses de vacinas contra a Covid-19, contemplando 54 municípios que integram a sua área de atuação. O trabalho foi iniciado ontem, envolve 32 municípios que integram as microrregiões de saúde de Salinas, Coração de Jesus, Taiobeiras, Francisco Sá e parte de localidades que pertencem à região de Montes Claros. O trabalho será finalizado envolvendo as microrregiões de Janaúba/Monte Azul; Bocaiuva e Montes Claros. A nova remessa de imunizantes da CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, possibilitará aos municípios iniciar a vacinação de pessoas com idade entre 75 a 79 anos. A previsão é da imunização de mais 7.585 pessoas que integram o público prioritário da campanha.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a nova remessa de vacinas prevê a imunização de 13% das pessoas com idade entre 75 e 79 anos. Com isso, em todo o Estado a previsão é de que sejam destinadas 57.151 doses de vacinas para atender esse público alvo. Outras 80.693 doses serão utilizadas na continuidade da imunização de mais 30% dos idosos com idade entre 80 a 84 anos. Por fim, 6.695 doses vão atender mais 1,5% dos trabalhadores de saúde. Para toda a região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou na sexta-feira (12), 22.940 novas doses de vacinas. Além das 15.170 doses destinadas à SRS de Montes Claros, a Gerência Regional de Saúde de Januária, que atua em 25 municípios, recebeu 5.970 doses de vacinas. Já a GRS de Pirapora, que tem sete municípios sob jurisdição, recebeu 1,8 mil doses de imunizantes.
Até o momento, a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabiliza o recebimento de 134.040 doses de vacinas. No dia 19 de janeiro, o Governo do Estado enviou para a região 42.280 doses da vacina CoronaVac. Oito dias depois, foram entregues à região 23.620 doses das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. No dia 26 de fevereiro foram destinadas à região mais 25,4 mil doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Universidade de Oxford. A última remessa foi enviada à região no dia 5 de março, totalizando 19,8 mil doses de vacinas CoronaVac.
Até a manhã de ontem, dados contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 53.045 o número de pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outras 23.460 já receberam a segunda dose. Entre as pessoas já vacinadas estão trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19; deficientes físicos assistidos por residências inclusivas; indígenas; idosos assistidos em instituições de longa permanência e pessoas com idade a partir de 80 anos a mais de 90.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)