Norte de Minas conclui hoje a entrega de 24,5 mil doses das vacinas - Rede Gazeta de Comunicação
Norte de Minas conclui hoje a entrega de 24,5 mil doses das vacinas

GIRLENO ALENCAR

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros conclui hoje (3), a entrega de 16.600 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Ao todo são 10 mil doses de vacinas produzidas pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Essas vacinas foram importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outras 6.600 doses de vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório farmacêutico chinês, Sinovac, também estão sendo repassadas aos municípios de acordo com critérios populacionais definidos pelo Ministério da Saúde. As vacinas foram entregues às unidades regionais de saúde sexta-feira, 26, à tarde. Já na segunda-feira (1º), a SRS de Montes Claros realizou videoconferência com os municípios para o repasse de orientações técnicas e alinhamento de ações para a operacionalização da nova etapa da campanha de vacinação e, nesta terça e quarta-feira as vacinas estão sendo enviadas aos municípios com escolta da Polícia Militar.

Ao todo, para a região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, o Governo do Estado repassou 24.500 doses de vacinas. Além da SRS de Montes Claros, para 25 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde de Januária foram repassadas 6.100 doses de vacinas. Já sete municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Pirapora estão sendo contemplados com o recebimento de 1,8 mil doses de imunizantes. A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que com a nova remessa de vacinas a recomendação aos municípios é concluir a vacinação de todos os idosos que moram em instituições de longa permanência; todos os indígenas e deficientes físicos assistidos por residências inclusivas.

Os municípios também deverão concluir a vacinação de todos os idosos com idade entre 85 a 90 anos; vacinar mais 8% dos trabalhadores da saúde, totalizando 81% desse público alvo e iniciar a imunização de idosos com idade entre 80 e 84 anos, dando prioridade àqueles que estão acamados. “À medida que os municípios forem concluindo a vacinação desses públicos prioritários e, havendo sobra de vacinas, a imunização da população poderá avançar alcançando primeiramente as pessoas com maior idade”, observa Agna Menezes.

Nesta terça-feira, a SRS de Montes Claros entregou vacinas a 26 municípios que compõem as microrregiões de saúde de Salinas, Taiobeiras, Francisco Sá e para algumas localidades integrantes da região de Montes Claros. Já nesta quarta-feira, o trabalho terá continuidade contemplando as microrregiões de Bocaiuva; Coração de Jesus; Janaúba/Monte Azul, além de concluir as entregas para os demais municípios que pertencem à região de saúde de Montes Claros. Com a nova remessa de vacinas a região ampliada de saúde do Norte de Minas completa o recebimento de 90.400 doses de vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. No dia 19 de janeiro, a região recebeu 42.280 doses da vacina CoronaVac. Já no dia 27 de janeiro foram entregues à região 23.620 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford, bem como da CoronaVac.

Até a manhã de ontem (2), dados contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na plataforma denominada vacinômetro, revelam que 39.988 pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 17. 461 a segunda dose. Ao todo 25.430 trabalhadores da saúde já receberam a primeira dose da vacina e 12.991, a segunda dose. Pessoas com 90 anos ou mais totalizam 5.986 que já receberam a primeira dose de vacina e 116, a segunda. Em seguida, com maior quantidade de pessoas imunizadas estão os indígenas, totalizando 4.819 já contemplados com a primeira dose e 3.469 com a segunda dose do imunizante. Por outro lado, 2.722 pessoas com idade entre 80 e 89 anos já tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e 116, a segunda.

Os dados contabilizados pela SES-MG revelam ainda que 986 idosos residentes em asilos ou instituições de longa permanência já tomaram a primeira dose da vacina e 815 a segunda. Completando o grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, ao todo 45 deficientes físicos atendidos por residências inclusivas já tomaram a primeira dose da vacina e 35 completaram o esquema vacinal.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: