GIRLENO ALENCAR
Começa hoje a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, com a expectativa dos 86 municípios do Norte de Minas vacinarem 200.667 pessoas na primeira etapa, que compõe o grupo prioritário, como crianças com idade entre 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e indígenas. A vacinação prossegue até o dia 10 de maio. Em Minas Gerais a estimativa do Ministério da Saúde é de que a vacinação contra a gripe deverá alcançar mais de 8,433 milhões pessoas. Já em nível nacional a projeção é de que 79,7 milhões de pessoas compõem os grupos prioritários de imunização.
Na sexta-feira, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora repassaram aos municípios 56 mil 400 doses de vacinas. Esse montante corresponde a 28% do total necessário para a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que nas próximas semanas novas remessas de vacinas sejam repassadas às unidades de saúde para entrega aos municípios. Os 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros têm o maior público alvo a ser vacinado na primeira etapa de imunização contra a gripe no interior do Estado. Ao todo são 129.577 pessoas. Para isso, as secretarias municipais de saúde já receberam a primeira remessa de vacinas, totalizando 36 mil 400 doses.
Por outro lado, 25 municípios que estão jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Januária tem estimativa de imunizar 54.712 pessoas. As secretarias municipais de saúde receberam 15.400 doses de vacinas como parte da primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. A Gerência Regional de Pirapora, que atua em sete municípios, recebeu 4,600 doses de imunizantes. Na primeira etapa da Campanha de Vacinação os municípios dessa região tem estimativa de imunizar 16.376 crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
No Norte de Minas, entre os dias 12 de abril a 10 de maio a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem estimativa de imunizar 133.585 crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); 39.106 trabalhadores da saúde; 16. 463 gestantes; 8.807 indígenas e 2.706 puérperas. Entre os municípios da Superintendência de Saúde de Montes Claros que terão maior quantidade de pessoas a serem vacinadas na primeira etapa da campanha estão, Montes Claros (51.274); Janaúba (9.013); Bocaiúva (5.717); Jaíba (5.019); Salinas (4.375); Taiobeiras (3.864); Porteirinha (3.596); Rio Pardo de Minas (3.211); Espinosa (3.209); Coração de Jesus (2.794); Francisco Sá (2.547) e São João do Paraíso (2.244 pessoas).
A segunda etapa da vacinação será implementada entre os dias 11 de maio e 8 de junho tendo como público alvo idosos com idade a partir de 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino. Já a terceira etapa da Campanha está prevista para o período de 9 de junho a 9 de julho envolvendo pessoas portadoras de comorbidades; deficientes físicos permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores do sistema portuário; forças de segurança e salvamento; militares das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; a população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Meta da vacinação é alcançar 90% do público prioritário
A meta é que os municípios alcancem 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe. Para isso, neste ano cada município terá autonomia para definir o “Dia D” de mobilização do público alvo para imunização, levando em conta a realidade de cada localidade.
Agna Soares Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros destaca a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a gripe, levando em conta que “a imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a vacinação vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus”. A coordenadora lembra que a Campanha contra a gripe está coincidindo com a realização da vacinação contra a Covid-19.
Por isso, “considerando a ausência de estudos sobre a co-administração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. Neste momento, a orientação repassada às secretarias municipais de saúde é a de que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deverão priorizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportunidade as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, frisa a coordenadora. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)