Norte de Minas começa a aplicar hoje a Vacina da Janssen - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas começa a aplicar hoje a Vacina da Janssen

GIRLENO ALENCAR

O Norte de Minas começa a aplicar, nesta segunda-feira (28), as vacinas da Janssen, fabricada pela farmacêutica norte-americana Jhonson & Jhonson, e que é de apenas uma dose. Sábado a região recebeu 7.955 doses dessa vacina. A região alcançou a marca  de 1.944.000 doses de vacinas contra a Covid-19, pois recebeu nova remessa de 56.315 doses de imunizantes que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais entregou à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros; e às Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora, pela primeira vez contemplará a chegada de vacinas da Janssen, fabricada pela farmacêutica norte-americana, Jhonson & Jhonson. Porém, mesmo com tantas vacinais, apenas 12% da população regional foi vacinada com as duas doses. O Norte de Minas tem em média 1,8 milhão de pessoas e apenas 200 mil foram vacinadas com as duas doses.

A nova remessa de vacinas chegou ao aeroporto de Montes Claros no início da manhã do último sábado, em aeronave do Governo do Estado. Foram 24.240 doses de vacinas da multinacional norte-americana Pfizer/BioNtech; 24.120 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo; e 7.955 doses da Janssen. Para os 54 municípios que integram a SRS de Montes Claros serão entregues 39.804 doses de vacinas, divididas da seguinte forma: 18.024 doses da Pfizer; 16.160 doses da CoronaVac e 5.620 doses da Janssen. A entrega das vacinas aos municípios será realizada hoje (27). Montes Claros ficará com 10.098 doses de imunizantes da Pfizer; 8.100 da CoronaVac e 2.100 doses da Janssen.

Para 25 municípios que pertencem a área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária são 11.659 doses de vacinas, sendo: 5.640 doses da CoronaVac; 4.554 doses da Pfizer e 1.465 doses da Janssen. Já sete municípios que pertencem à GRS de Pirapora vão receber 4.852 doses de vacinas divididas da seguinte forma: 2.320 doses da CoronaVac; 1.662 doses da Pfizer e 870 da Janssen.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que a orientação da SES-MG para os municípios é de que as vacinas da Janssen deverão ser utilizadas na imunização de 80% das pessoas em situação de rua; 100% dos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso; forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas. Além disso, as vacinas da Janssen deverão ser utilizadas na imunização de 50% dos trabalhadores da limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Já a nova remessa de vacinas da Pfizer deve ser utilizada na continuidade da imunização de gestantes e puérperas com comorbidades; em mais 2,5% dos trabalhadores da educação do ensino básico; em 70% dos trabalhadores do ensino superior; em pessoas com comorbidades e em deficientes físicos. Por outro lado, a nova remessa de vacinas da CoronaVac dará continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas; deficientes físicos e trabalhadores da saúde. A coordenadora alerta que as secretarias “que, tempestivamente optem  a vacinar um novo grupo com a primeira dose de vacinas da AstraZeneca ao invés de completar o esquema vacinal de quem já tomou a primeira dose, o Programa Nacional de Imunizações – (PNI)  não garante a entrega de dose complementar. Nesse caso, o município assumirá o risco de ficar descoberto, conforme previsto em ofício enviado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde”.