Norte de Minas avança na implantação do SAE ampliado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Norte de Minas avança na implantação do SAE ampliado

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na quinta-feira (27), a supervisão técnica no Centro de Referência em Doenças infecciosas de Montes Claros como parte das ações para concluir, até o final deste ano, a implantação do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE). A iniciativa, que reestrutura em todo o Estado a atenção às condições crônicas transmissíveis em unidades especializadas, já está sendo operacionalizada na Policlínica do bairro Alto São João, em Montes Claros, atendendo pacientes dos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas. Em junho o SAE será transferido para as instalações da extinta Escola Técnica.

A reestruturação das condições crônicas transmissíveis em serviços especializados foi iniciada em novembro de 2020 com a publicação, por parte da SES-MG, da Resolução 7.302. Já no dia 17 de novembro do ano passado, por meio da Resolução 8.462, a Secretaria de Estado da Saúde definiu o repasse de recursos superiores a R$ 6,7 milhões para a implantação do SAE Ampliado em dez macrorregiões de saúde de Minas Gerais. O Norte de Minas foi contemplado com incentivo financeiro superior a R$ 662,1 mil.

Um dos temas destacados durante a supervisão técnica foi abordado pela Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Gusmão, ao se referir à implantação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) em quatro Serviços de Atenção Especializada, sendo um deles em Montes Claros.

“A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em colocar em prática a descentralização do CRIE é inédito no país. Ao possibilitar que serviços de saúde descentralizados e de referência regional viabilizem e facilitem o acesso de pacientes em condições clínicas especiais a imunobiológicos, a iniciativa despertou o interesse do Ministério da Saúde conhecer a experiência para difundir nos demais estados”, ressaltou Josianne Gusmão.

A coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Aline Lara Cavalcante Oliva observou que o CRIE “foi uma conquista importante para o Serviço de Atenção Especializada do Norte de Minas”. Atualmente o Centro possui seis enfermeiros e assistência de médicos infectologistas. Além disso, o serviço de imunização do município já possui 43 pontos de vacinação informatizados, equipados com câmeras frias e geradores. Paralelo ao atendimento presencial de pacientes, o CRIE também administra vacinas na residência de pessoas sem condições de locomoção.

Quanto à implantação do Serviço de Atenção Especializada Ampliado, referências técnicas de Montes Claros destacaram que “a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde fortaleceu e ampliou o trabalho que o município já executava”.

Com aporte de incentivo financeiro da SES-MG foi possível implantar a unidade de dispensação de medicamentos e ampliar as especialidades atendidas, entre elas, hanseníase e tuberculose. Atualmente o SAE possui médicos especialistas em infectologia, dermatologia, pneumologia, clínico geral, além de fisioterapeutas e farmacêuticos.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes avalia que “a implantação do SAE Ampliado fortalece e aumenta o apoio aos municípios quanto ao diagnóstico e tratamento precoce de pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas. Paralelo a isso, num mesmo espaço físico além do tratamento com especialistas, os pacientes têm acesso a imunobiológicos especiais e coleta de amostras para exames laboratoriais, gerando com isso agilidade nos atendimentos e acolhimento humanizado”.

O SAE Ampliado reestrutura a atenção às condições crônicas transmissíveis em serviços especializados, por meio da ampliação do escopo de atuação. Além das doenças e agravos já atendidos na rotina do SAE, entre elas, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e hepatites virais, o serviço ampliado incorpora os Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais e vigilância de eventos adversos pós-vacinação. Também foram incorporados serviços de atenção especializada à tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral e tegumentar.