GIRLENO ALENCAR
O Norte de Minas começou a segunda-feira, dia 29 de março, com 78.056 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, conforme o painel vacinômetro da Secretaria Estadual de Saude. Outras 30.035 pessoas receberam a segunda dose. Os idosos acima de 70 anos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 41.541 pessoas. Outras 7.261 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose. Em seguida, com maior número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estão os profissionais de saúde: 30.134 pessoas. Outros 17.543 profissionais já completaram o esquema vacinal.
Entre os indígenas, 5.189 pessoas já receberam a primeira dose de vacina e 4.233, a segunda. Os dados contabilizados pelos municípios no painel vacinômetro revelam que 1.130 idosos residentes em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da vacina e 944, a segunda dose. Por outro lado, 62 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 54 completaram o esquema vacinal. Porém desde ontem o Estado mudou o critério, de inicialmente usar todas vacinas que chegarem para a primeira dose. Até agora, quando vacinava uma pessoa com a primeira dose, já deixava a segunda dose guardada.
No sábado, os 86 municípios receberam mais 32,6 mil doses de imunizantes. A nova remessa é de vacinas CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Para 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) foram destinadas 20,4 mil doses de vacinas. Outras 8,8 mil doses foram entregues a 25 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde de Januária. Já sete localidades que pertencem a Gerencia Regional de Saúde de Pirapora receberam 3,1 mil doses de imunizantes. Com a entrega da nova remessa a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabiliza, entre janeiro e março, o recebimento de 258.740 doses de imunizantes.
“Com a chegada de novas vacinas em menores espaços de tempo, os municípios passam a ter condições de acelerar a imunização dos públicos prioritários dessa fase inicial da campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, observa a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques. Por sua vez a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a recomendação repassada aos municípios é de que todas as doses de vacinas devem ser utilizadas para a realização da primeira aplicação em pessoas na faixa etária entre 65 a 69 anos; na população residente em comunidades quilombolas e ribeirinhas; além da continuidade da imunização do público de 70 a 74 anos, alcançando cobertura de 100%.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)