O Norte de Minas aplicou 2.146.595 vacinas contra a covid-19 até agora, sendo 1.195.934 com a primeira dose e 880.231 pessoas com a segunda dose. Isso implica que 315.703 pessoas deixaram de tomar a segunda dose e que os prefeitos poderão decretar o “Passaporte de Vacinação” ainda essa semana. Com os dados do vacinômetro, 60,92% da população que já está imunizada, com as duas doses de vacinas contra a covid. A aplicação da primeira dose de vacinas chegou a 1.195. 934 pessoas. O que dá 82,76%. Por outro lado, 70 mil 430 pessoas já tomaram a dose de reforço contra a covid.
A partir das 7 horas de hoje o Estado faz a entrega para as prefeituras de duas novas remessas de vacinas contra a covid. Ao todo serão 37.885 doses de imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. A Superintendência Regional de Saúde ressalta que com base em decisão do Grupo de Avaliação e Monitoramento da Vacinação contra a Covid – (Gamov), envolvendo gestores de saúde regional, os municípios que não buscarem as vacinas ou não tiverem necessidade de recebimento de novas remessas, terão o quantitativo de imunobiológicos remanejado para outras localidades.
Nesse contexto, a referência técnica de imunização da SRS, Mônica Rochido, frisa que os municípios que já completaram o mínimo de 90% de cobertura vacinal da população com idade superior a 18 anos, deverão oficializar essa situação. Semanalmente as secretarias municipais de saúde também deverão comunicar à Superintendência Regional de Saúde a não necessidade de recebimento de mais vacinas, a fim de que seja providenciado o remanejamento para outras localidades.
Somente 28 localidades vão receber 24.995 doses de vacinas da AstraZeneca. Elas são destinadas ao término do esquema vacinal de pessoas que aguardam o fim do prazo para aplicação da segunda dose do imunizante. Entre os municípios que receberão maior quantidade de vacinas da AstraZeneca estão: Montes Claros (10 mil doses); Porteirinha (2. 675); Rio Pardo de Minas (2 mil); Espinosa (1.050); Monte Azul (920); Coração de Jesus (700); Taiobeiras (670); Santo Antônio do Retiro (650); Salinas (620); Matias Cardoso (580); Jequitaí (510) e Jaíba (500 doses).
Já as 12.690 doses de vacinas da Pfizer é destinada à aplicação da dose de reforço (terceira dose) em mais 4,4 % da população com idade acima de 60 anos e em mais 13% dos trabalhadores da saúde. Ainda na segunda-feira, atendendo a solicitação, a SRS vai repassar 200 doses de vacinas CoronaVac para o município de São João do Paraíso, para aplicação em pessoas com idade superior a 18 anos.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforça a importância dos municípios seguirem as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) quanto à continuidade da campanha de vacinação contra a covid.
Além da busca ativa da população para o complemento do esquema vacinal com a aplicação da segunda dose, a coordenadora reforça a importância do incremento das ações visando à imunização de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. “Para voltarmos a ter uma vida normal, sem necessidade de isolamento e distanciamento social, é necessário que a cobertura vacinal da população seja superior a 90%, com a aplicação das duas doses de um dos imunizantes”, ressalta Agna Menezes.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)