Neste sábado tem Simulado do SAEB nas escolas municipais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Neste sábado tem Simulado do SAEB nas escolas municipais

Cerca de 1500 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Montes Claros participam, neste sábado (30), de um simulado unificado, como atividade preparatória para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria do Ensino Fundamental-Anos Finais, o simulado será aplicado nos prédios das escolas estaduais Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal) e Professor Alcides de Carvalho (Polivalente), das 8 às 12 horas.

O evento é mais uma iniciativa que visa intensificar a preparação dos alunos para a prova do SAEB/2023, criando as mesmas condições que os estudantes irão enfrentar no dia da avaliação, que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) entre 23 de outubro e 10 de novembro, em todo o país.

Assim com a Prova do SAEB, o simulado aplicado pela Secretaria Municipal de Educação será composto de 58 questões de múltipla escolha, divididas em quatro blocos, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática. O Bloco 1 de Língua Portuguesa é constituído de 10 questões e o Bloco 2 de 11 questões, totalizando 21 questões. Já os Blocos 1 e 2 de Matemática possuem, respectivamente, 19 e 18 questões, perfazendo 37 questões. Cada questão é composta por 5 alternativas (A, B, C, D, E).

O tempo de realização das provas também será o mesmo adotado para a realização da Prova do SAEB: 2 horas e 20 minutos de prova, sendo 25 minutos para cada bloco de Língua Portuguesa e 45 minutos para cada bloco de Matemática. Após responder às questões, os alunos terão mais 20 minutos para preencher a Folha de Respostas.

As avaliações do SAEB são realizadas pelo Ministério da Educação, através do INEP, e permitem um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Os resultados da avaliação são um indicativo da qualidade do ensino e oferecem subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.