NEProTEC coordena ciclo de palestras sobre pulgão do sorgo e cigarrinha do milho - Rede Gazeta de Comunicação
NEProTEC coordena ciclo de palestras sobre pulgão do sorgo e cigarrinha do milho

Pragas que causam danos significativos no sorgo e no milho, o pulgão e a cigarrinha serão tema de um ciclo de palestras a ser realizado na 48ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros. O evento, coordenado pelo Núcleo de Estudos em Produção e Tecnologia de Cereais (NEProTEC) do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, será no dia 06 de julho.

Podem participar do ciclo de palestras, estudantes produtores rurais, criadores, estudantes e a classe rural geral. “A possibilidade de ter o setor produtivo, tanto os produtores rurais quanto o elo das empresas privadas inseridas dentro de um contexto deste é muito importante tanto para os alunos quanto para nós, professores, pesquisadores. A gente vai ter a oportunidade de debater um assunto relevante dentro destes cultivos”, afirma o coordenador do  NEProTEC / UFMG professor Carlos Juliano Brant.

A pesquisadora da Embrapa, Dagma Dionísia da Silva (egressa do ICA/UFMG) e Simone Mendes serão as responsáveis por ministrar a palestra com o tema “Pulgão do sorgo e cigarrinha do milho: conhecer para controlar”. O professor Carlos Juliano Brant, fará a moderação do debate que contará com a participação do pesquisador da Epamig, Antônio Cláudio Ferreira da Costa; dos professores do ICA da UFMG, Fernando da Silva Rocha e Pedro Guilherme Lemes; do extensionista da Emater Luiz Aroldo Oliveira; e do presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas, Luís César Versiani.

Para o coordenador do NEProTEC, o professor Carlos Juliano Brant, a discussão é muito importante, uma vez que alguns anos atrás, o pulgão do sorgo e a cigarrinha do milho não eram as principais ameaças para estas plantações. “Na era dos transgênicos, muito se falava em lagarta do cartucho como principal praga, tanto do milho, quanto do sorgo. Mas nos últimos quatro anos, a gente tem notado perdas de até 90% de produtividade em função da presença do pulgão no sorgo ou da cigarrinha no milho. O grande problema dessas pragas é que elas são vetores de doenças causadas por vírus. No caso do milho, é causada uma doença chamada enfezamento do milho e no sorgo, causa o mosaico da cana de açúcar”, explica.

O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino, destacou a importância do tema para região. “Esses cultivos são a base para pecuária de leite e corte intensiva no Norte de Minas, assim o alinhamento técnico é fundamental, pois são pragas recentes pouco conhecidas por boa parte dos produtores”.

Quem realizar a inscrição on-line com antecedência terá entrada gratuita no parque de exposições para participar do evento. Caso contrário, será necessário pagar pela entrada no local. Além das palestras e debates, serão realizados três painéis tecnológicos. Os participantes também receberão circulares técnicas sobre antracnose e pulgão no sorgo e cigarrinha do milho.

O ciclo de palestras conta com o apoio da Emater, Epamig, Embrapa, Sindicato Rural de Montes Claros, Sociedade Rural de Montes Claros, Agron-MG/ CREA e de empresas do setor privado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: