NEECI segue com inscrições abertas para bolsas de Pesquisa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

NEECI segue com inscrições abertas para bolsas de Pesquisa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação

As inscrições deferidas serão divulgadas neste dia 25 de fevereiro, terça-feira

O Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (NEECI UNIMONTES) abriu, na última sexta-feira (21), inscrições para processo de seleção que visa à concessão de Bolsa de Pesquisa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BPDCTI), nas modalidades BPDCTI – Nível VI; BPDCTI – Nível II e BPDCTI – Nível I, no contexto do projeto “Resgatando Tesouros: Mulheres fazedoras de cultura na Cordilheira do Espinhaço no Norte de Minas Gerais”. O prazo segue até a próxima segunda-feira (24/02). O financiamento é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). São oferecidas três vagas, uma para cada modalidade de BPDCTI.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponibilizado online. No ato da inscrição, o candidato deverá prestar informações pessoais e acadêmicas, além de disponibilizar link de acesso ao seu Currículo Lattes. As inscrições deferidas serão divulgadas no dia 25 de fevereiro, terça-feira.

A seleção será realizada por comissão de professores que compõem o projeto, em duas etapas: a) análise das razões e interesse em participar do Projeto, que deverão ser informados no ato de inscrição e b) arguição oral, prevista para ocorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro. Ambas as etapas têm caráter eliminatório. O resultado final do processo de seleção deverá ser divulgado no dia 06 de março e o cadastro dos bolsistas selecionados ocorrerá até 10 de março, quando se iniciará a vigência das bolsas.

O objetivo do Edital é selecionar pesquisadores para realização de atividades de pesquisa e de extensão ligadas ao projeto “Resgatando Tesouros: Mulheres fazedoras de cultura na Cordilheira do Espinhaço no Norte de Minas Gerais”, aprovado pelo edital 09/2024 da Fapemig “Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na UEMG e Unimontes”.

A atuação dos pesquisadores do NEECI, no âmbito da Unimontes, está articulada com os programas de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), no caso do professor Cledinaldo Dias, e em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), no caso do professor Pablo Peron.

A Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) tem por finalidade propiciar a participação em projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, assim como desenvolvimento institucional, visando aprimorar e ampliar os resultados dos projetos financiados pela Fapemig.

BPDCTI – Nível VI | Os candidatos à BPDCTI – Nível VI devem ser estudantes de graduação; domiciliados em Minas Gerais, nos municípios de Botumirim ou Cristália, onde desenvolverão suas atividades de pesquisa; devem dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho; não podem ter vínculo de trabalho com pessoa física ou jurídica que os remunere pelos serviços prestados; nem acumular a percepção da bolsa com qualquer outra modalidade de auxílio ou bolsa, paga por instituição pública ou privada; devem ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e cadastro atualizado na Plataforma Everest da Fapemig. A vigência da BPDCTI – Nível VI é de seis meses, prorrogáveis por mais seis meses, condicionado à avaliação semestral de desempenho.

BPDCTI – Nível II | Os candidatos à BPDCTI – Nível II devem possuir graduação em Turismo e título de mestrado em área compatível com as atividades previstas no projeto ou graduação em Turismo, com pelo menos seis anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação nas áreas de turismo; habilidades em elaboração de mapas (QGIS e ARCGIS), coleta de dados com GNSS (Sistema de Navegação Global via Satélite)/GPS, tratamento, organização e análise de dados serão um diferencial; devem ser domiciliados em Minas Gerais; devem dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho; disponibilidade para reuniões, treinamentos e atividades presenciais que ocorrerão na Unimontes e para viagens de campo. Não podem ter vínculo de trabalho com pessoa física ou jurídica que os remunere pelos serviços prestados; nem acumular a percepção da bolsa com qualquer outra modalidade de auxílio ou bolsa, paga por instituição pública ou privada; devem ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e cadastro atualizado na Plataforma Everest da Fapemig.

BPDCTI Nível I | Os candidatos à BPDCTI Nível I devem possuir título de doutorado nas áreas de Ciências Sociais ou Humanas; ou graduação em Ciências Socais ou Humanas com pelo menos seis anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação nas áreas de desenvolvimento territorial, mapeamento participativo e economia criativa. Deverão ter capacidade de liderança em projetos multidisciplinares; habilidade de articulação e colaboração com diversos stakeholders como instituições públicas, organizações sociais e comunidades locais; deverão ser domiciliado em Minas Gerais; dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho; disponibilidade para reuniões, treinamentos e atividades presenciais que ocorrerão na Unimontes e para viagens de campo. Não poderão ter vínculo de trabalho, entendido como qualquer vínculo jurídico estipulado com pessoa física ou jurídica, que a remunera pelos serviços prestados e não acumular a percepção da bolsa com qualquer outra modalidade de auxílio ou bolsa.

A vigência das bolsas BDCTI, Nível II e BDCTI, Nível I é de 12 meses, prorrogáveis por mais três meses.

O NEECI é fruto do empenho e parceria entre professores pesquisadores do Departamento do curso de Administração da Unimontes para criação de grupo de estudos e pesquisas em linhas específicas da Economia Criativa, Inovação e Administração. A formação desse grupo baseia-se na proposta principal de fortalecer o apoio à pesquisa técnico-científica no âmbito das Ciências da Administração, por meio de programas e projetos que estimulem a consolidação de atividades de pesquisa. O grupo é permanente, instituído pela Resolução CEPEX No. 089, de 17 de maio de 2023.

A atuação dos Pesquisadores do NEECI, no âmbito da Unimontes, está articulada com os programas de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) e em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS).