Na sua empresa, você conta com a sorte ou se planeja? - Rede Gazeta de Comunicação
Na sua empresa, você conta com a sorte ou se planeja?

VALDEZ MONTERAZO

Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva

Intuitivamente, todos sabem a importância do planejamento: ações mais efetivas, convergência das atividades com a estratégia e maior assertividade e produtividade. No entanto, majoritariamente, executivos e empresários não planejam suas ações, muito menos a de suas empresas e colaboradores. “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”, já diria Thomas Edison, um dos maiores inventores da humanidade, cuja maior invenção foi a lâmpada elétrica.

Por isso, antes de ensinar você uma forma simples e eficaz de planejar seus objetivos e ações, se permita entender as consequências de não ter o bom hábito de planejar-se, como por exemplo: impossibilidade de mensurar resultados, incapacidade de medir o desempenho dos colaboradores e energia e recursos desperdiçados. Ou seja, na prática, horas e horas de trabalho desperdiçado, uma quantidade incalculável de dinheiro jogado fora e projetos que nunca saem do papel.

Diante dessa perspectiva, se houvesse a possibilidade de aprender uma forma simples de planejar resultados, isso seria interessante para qualquer líder, não é? É exatamente isso o que dois grandes gurus da gestão, Kaplan e Norton, desenvolveram. Eles criaram um modelo de planejamento estratégico usado em milhares de pequenas e grandes organizações em todo o mundo, chamado Balanced Scorecard ou Mapa Estratégico.

Grande parte de sua metodologia aborda exatamente o ponto que nos propomos a falar: a especificação de resultados. Ela envolve quatro pontos específicos ao se formular metas:

1) O que quero?

Neste ponto, escreva de forma sucinta exatamente o que deseja alcançar.

2) Qual a métrica de desempenho?

Questione-se, como saberá se está progredindo? Que indicador mostrará que está no caminho certo?

 3) Qual o desempenho esperado nessa métrica?

Uma vez determinada a métrica, entenda qual o alvo, qual nota deve ser atingida para que seja considerado bem sucedido?

4) Quais as ações devo implementar?

Por último, liste todas as ações e iniciativas a serem adotadas para que o alvo seja atingido.

Percebeu como pode ser simples elaborar um bom planejamento de resultados? E você, já parou para planejar os principais resultados que necessita atingir em sua empresa ou carreira?

Convido você agora a fazer exatamente essa ação: planejar os principais resultados que deve atingir para continuar se desenvolvendo. Afinal, conhecimento só se transforma em sabedoria ao ser colocado em prática.

Ao se planejar corretamente, você será capaz de ser mais assertivo e produtivo, além de ter ações mais efetivas e eficazes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: