Mutirão de castração e arte marcam início da Semana do Meio Ambiente - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mutirão de castração e arte marcam início da Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente 2022, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), começou neste fim de semana com ações de castração animal, atrações culturais, gratuitas e educativas a toda a população. O destaque deste ano é a reinauguração do Centro Mineiro de Referência em Resíduos Augusto Henrique Lio Horta (CMRR), que retoma suas atividades referentes à geração de renda em gestão de resíduos.

O CMRR foi reinaugurado no sábado (4/5), às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença de autoridades e como palco para o início da programação. “Hoje é um dia especial, estamos retomando o Centro Mineiro que é o carro-chefe para as políticas públicas de geração de renda e trabalho ligados aos resíduos”, celebrou o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

A revitalização começou em 2020 e, entre as melhorias feitas, destacam-se a reforma da rede elétrica, banheiros e reestruturação das salas internas. A estrutura do telhado também foi refeita, bem como a pintura no local. O espaço, cujas atividades se encerraram em 2018, passou a ser gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a partir de 2019, com a reforma administrativa promovida pelo governador Romeu Zema, o que possibilitou as obras.

O CMRR passa a levar o nome de Augusto Henrique Lio Horta, uma homenagem ao servidor de carreira da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que faleceu no ano passado. Augusto também foi secretário-adjunto da Semad e teve seus feitos destacados durante o discurso do presidente da Feam, Renato Brandão. “O Estado tem hoje uma legislação ambiental que é referência nacional, sendo que parte dessa referência e de tudo o que foi discutido passou pelas mãos do Augusto”, lembrou Renato.

O local visa promover a articulação entre os setores público, privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas de transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais. A reinauguração também contou com a apresentação da banda de forró Chama Chuva e da peça teatral “Nem Tudo que Há no Lixo, Não é Lixo, Não”.

Mutirão de castração

Durante o fim de semana, também no CMRR, houve a castração gratuita de cães e gatos, pelo Programa de Esterilização de Animais Domésticos, da Semad. A ação é fruto de um convênio firmado entre a Semad e a Organização Não-Governamental (ONG) Ajuda, via emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior. A organização, como marcação de procedimentos, está sendo feita pela ONG Moradores De Rua e Seus Cães (ONG MRSC).

A expectativa de atendimento é de 500 animais até a próxima quarta-feira (8/6), quando se encerra o mutirão. “Nosso foco nesse evento são cães e gatos de protetores, de pessoas de baixa renda e de pequenas ONGs”, explicou Larissa Miranda, coordenadora da ONG MRSC, que ficou responsável pelo cadastro dos interessados pelos serviços e também disponibilizou veterinários para atendimentos em animais que não estavam passando pela castração, além de estudantes universitários e profissionais da Bioclin, para testes rápidos para cinomose e leishmaniose.

“Estou impressionado com a organização e trabalho feito aqui. A ação de Minas é exemplo para outros estados brasileiros”, comentou o presidente da MRSC, Edu Leporo, que veio de São Paulo para o mutirão. (Ascom Sisema)

%d blogueiros gostam disto: